Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

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IMERSÃO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE ATRAVÉS DO PROJETO VER-SUS/BRASIL
André Moraes da Silva, Marcelo Gonçalves da Silva

Última alteração: 2014-11-08

Resumo


INTRODUÇÃO: Foi com a proposta de estimular a formação de profissionais comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) que o Ministério da Saúde, juntamente com as Executivas Nacionais de Estudantes dos cursos de graduação área de saúde, articularam em 2003 o primeiro projeto VER-SUS: Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde. Nos anos seguintes, acadêmicos de diversas localidades puderam se apropriar desta ferramenta de ensino. E, após algumas mudanças nas políticas voltadas a Educação Permanente e experiências individuais em algumas localidades, em 2011 o novo VER-SUS/Brasil, com apoio do Ministério da Saúde e sua rede de colaboradores, passa a mobilizar estudantes em escala nacional em vivências que duram de 7 a 15 dias onde tem a oportunidade de conhecer os avanços e desafios do nosso sistema de saúde e estimular a participação destes na consolidação do SUS. Em Mato Grosso do Sul, são realizadas duas vivências ao ano (verão e inverno) onde, além da capital Campo Grande, cidades do interior tem apoiado a realização do projeto e acolhidos os acadêmicos em suas instituições de saúde e recebendo a devolutiva através dos relatórios dos viventes e seus facilitadores enviados através da organização do evento. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Designados a um dos cinco grupos de Campo Grande (MS), nossa vivência, na edição de inverno/2014, teve duração de uma semana com visitas diárias durante as manhãs e tardes e discussões em grupo que não se limitavam aos encontros noturnos. Nossa programação incluiu locais do distrito sanitário sul da cidade que abrangeram os três níveis de atenção à Saúde, além de uma unidade de vigilância em saúde. A saber, percorremos por Centros de Atendimento Odontológico, Unidades Básicas de Saúde, Núcleos de Apoio à Saúde da Família, Unidade de Pronto Atendimento, Hospital, Centros de Especialidades Médicas e a Coordenadoria de Controle de Zoonoses. Após um encontro em grupo para discussão das percepções individuais de cada visita, cada um escreve e publica em rede um relatório do dia. Ao final da vivência o grupo se reúne para a elaboração do relatório final que será encaminhado a coordenação do evento como devolutiva pela participação ao evento. IMPACTOS: Através dessa experiência podemos nos sentir parte do Sistema. Conhecemos alguns dos desafios a serem vencidos, entendemos que é nosso dever como cidadãos e profissionais de saúde velar pela continuidade e melhorias no SUS e reconhecemos a resolutividade das ações já implementadas e o bom trabalho realizado por muitos profissionais que estão empenhados em oferecer cuidado integral à população. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A oportunidade de ver na prática o funcionamento do Sistema, seus avanços e desafios ainda não atingidos, a consciência de que fazemos parte da construção e consolidação do SUS, bem como a desconstrução da imagem negativa transmitida pela mídia são o principal legado que este projeto deixará para nossas vidas.


Palavras-chave


Educação Permanente; Política de Saúde; Saúde Pública