Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO EM SAÚDE
elenita SUREKE abilio

Última alteração: 2014-11-08

Resumo


Este trabalho é um recorte de nossa pesquisa em andamento no Programa de Mestrado Profissional de Ensino em Saúde da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS sobre o currículo e a formação dos residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário do HU/UFGD. Neste recorte provocamos uma discussão sobre a importância da análise coletiva das ações para a formação a partir do currículo proposto para o programa. A formação dos profissionais de Saúde que atuam no SUS tem suscitado sempre grandes discussões. Essas estratégias visam, principalmente, contribuir para a reorientação do modelo, investindo na integralidade da Atenção à Saúde, em conformidade com os princípios e diretrizes do SUS. Isso implica em novos modos de fazer Saúde, com redefinição de responsabilidades entre os serviços/gestores, trabalhadores e população. Apesar de alguns avanços, a formação dos profissionais de Saúde ainda está muito distante da proposta do cuidado integral. Grande parte dos profissionais de Saúde demonstra qualificação insuficiente para as mudanças das práticas. A necessidade crescente de Educação Permanente para esses profissionais, com o objetivo de (re)significar seus perfis de atuação, para implantação e fortalecimento da atenção à Saúde no SUS é uma grande tarefa. No entanto, o currículo está não só na abrangência técnica, voltada aos métodos, mas direcionada por outras questões como as sociológicas, políticas, epistemológicas. Pesquisar sobre a importância do currículo para a formação em saúde é o objetivo da pesquisa., utilizando a pesquisa de referencial bibliográfico, qualitativa e descritiva como metodologia . No Projeto Pedagógico verifica-se que está preconizado a oferta de possibilidades de diálogo entre o conhecimento científico, o conhecimento técnico, as experiências sociais e de trabalho, a formação de profissionais críticos, capazes de agir de maneira ética e humanizada, empenhados na compreensão do contexto histórico-cultural e na transformação da sociedade buscando modos de fazer que se construam na integralidade. A formação em saúde assume o grande desafio de preparar profissionais com competência técnica e política, dotados de conhecimento não só técnico, mas de percepção e sensibilidade para as questões da vida e da sociedade, devendo estar capacitados para intervir em contextos de incertezas e complexidade.


Palavras-chave


curriculo; formação em saude

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS no 198/2004, de 13 de fevereiro de 2004. Institui a política nacional de educação permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências. Disponível em: < www.saude.gov.br/sgtes Acesso: 11 nov 2013.

CAMPOS,G. W. S. Saúde Pública e Saúde Coletiva: Campo e Núcleo de Saberes e Práticas. Sociedade e Cultura, vol. 3, núm. 1-2, 2000, pp. 51-74,UFG.Brasil.

CECCIM, R. B.; FERLA,. A. A. Educação e Saúde: ensino e cidadania como travessia de fronteiras. Trab. educ. Saúde [online]. 2008, vol.6, n.3, pp. 443-456. ISSN 1981-7746. Disponível em: http://www.revista.epsjv.fiocruz.br/upload/revistas/r219.pdf Acesso: 11 nov 2013.

CECCIM RICARDO BURG; FEUERWERKER; LAURA C. M. O Quadrilátero da

Formação para a Área da Saúde: Ensino, Gestão, Atenção e Controle Social. PHYSIS:

Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 14(1):41- 65, 2004.

DALLEGRAVE D.; KRUSE M. H. L. No olho do furacão, na ilha da fantasia: a invenção da Residência multiprofissional em Saúde. Interface comun. Saúde educ., jan/mar 2009; 13 (28): 213-226

FERIGATO, S.H.; CARVALHO, S.R. Pesquisa qualitativa, cartografia e saúde: conexões. Interface - Comunic., Saude, Educ., v.15, n.38, p.663-75, jul./set. 2011.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza; GOMES, Suely Ferreira Deslandes Romeu (orgs.).Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 27ª ed. Petrópolis: Vozes, 2008, p.9-29.

SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

SANTOS, G. B. dos; HORTALE, V. A.; AROUCA, R.. Mestrado profissional em saúde pública: caminhos e identidades. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2012. 103 p.