Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE DURANTE A SEMANA SAÚDE NA ESCOLA NA E.M. OLIVA ENCISO
Luara Thais Nardoto de Almeida, Soraya Solon, Leia Conche da Cunha, Jane Ruiz, Simone Cavalcante

Última alteração: 2014-11-08

Resumo


Introdução: A Escola Municipal Oliva Enciso está localizada no distrito Leste de Campo Grande (MS), atendendo 1181 escolares entre pré I A e 9º ano. Está pactuada com o Programa Saúde nas Escolas (PSE) desde 2013, a partir do qual foram realizadas atividades clínicas e de educação em saúde pela equipe intersetorial constituída por profissionais da escola, da UBS Tiradentes e do grupo PET/Saúde Vigilância/PSE e estagiários da UFMS. Devido à grande demanda apresentada há dificuldade em manter um acompanhamento periódico dos escolares. Esse trabalho descreve a sistematização de experiência do grupo PET Vigilância em Saúde PSE na ação intersetorial do PSE na E.M. Oliva Enciso na Semana Saúde na Escola, entre 11 a 16 de agosto de 2014, visando potencializar as ações em qualidade e quantidade. Descrição da experiência: Os 22 acadêmicos petianos participantes fortaleceram a equipe nas ações de avaliação antropométrica, medida da circunferência abdominal e teste de acuidade visual, registrando os dados em planilha do programa Microsoft Excel 2010®. Além disso, o grupo de teatro municipal do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), constituído por acadêmicos extensionistas, apresentou a peça teatral “Tudo Que Se Conta Vira Estória” para os adolescentes do 8º e 9º ano. A peça abordou os temas sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis, planejamento familiar e drogas. Impactos: A avaliação antropométrica e medida da circunferência abdominal foram realizadas em 489 escolares (178 matutino e 311 vespertino), havendo 100 (20,44%) resultados indicativos de sobrepeso e 6 (1,22%) de baixo peso.  O teste de acuidade visual (Snellen) foi realizado com 108 alunos, os resultados estão em processo de tabulação. Os adolescentes do 8º e 9º ano assistiram à peça teatral com atenção, interesse e interação. A participação do grupo PET na ação intersetorial contribuiu ativamente nas ações clínicas melhorando o quantitativo de escolares avaliados e favorecendo o encaminhamento médico das crianças e adolescentes com maior rapidez. Observou-se que a atividade lúdica do teatro atingiu o fim educativo à medida do envolvimento dos adolescentes com os temas apresentados. Considerações finais: A integração ensino-serviço-comunidade dá mostras patentes de contribuição à saúde dos escolares, indicando que a divulgação de experiências e resultados exitosos colaborará no fomento da educação em saúde como forma de melhoria na qualidade de vida dos escolares.

 


Palavras-chave


PET – Vigilância em Saúde; PSE; Semana Saúde na Escola.

Referências


Brasil. Instrutivo PSE. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.Brasília : Ministério da Saúde, 2011.

Ferreira, VS; Barreto, RLM; Oliveira, EM; Ferreira, PRF; Santos, LPS; Marques, VEA; et al. PET- saúde: Uma experiência Prática de Integração Ensino-Serviço-Comunidade. Rev Bras de Educ Méd. 2012; 36(1): 147-50.