Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
Relato de experiência sobre o Primeiro ano da Liga Acadêmica de Doenças Infecto Parasitárias em Enfermagem I
Lino Iven Giovanna Trindade, Pereira Letícia Gabrielly Medeiros, Machado Diego Da Silva, Pereira Francyelle De Mello, Mendonça Margarete Knoch, Luz Ananda De Mello, Souza Rodrigo Domingos de

Última alteração: 2014-11-07

Resumo


Introdução As Ligas Acadêmicas caracterizam-se como atividade de extensão universitária, desenvolvida por estudantes interessados em uma área específica do conhecimento, sob a orientação de um docente. Todas as atividades de uma liga acadêmica são baseadas no tripé no âmbito das universidades compreendido pelo ensino, pesquisa e extensão, visando a inserção dos estudantes na prática profissional, o despertar da curiosidade científica, a organização de reuniões científicas e simpósios e a efetiva participação em atividades relacionadas ao tema central da liga, promovendo a interação com o sistema de saúde local. Neste sentido, vários acadêmicos de Enfermagem/CCBS, sensibilizados com a situação endêmica das doenças infecto parasitárias no estado de Mato Grosso do Sul, se uniram com o objetivo de fundar a Liga Acadêmica de Doenças Infecto Parasitárias em Enfermagem (LADIPE). Descrição da experiência Os primeiros movimentos para a criação da LADIPE aconteceram no segundo semestre de 2013, com o estudo das doenças endêmicas do estado, como dengue, tuberculose e leishmaniose. Os acadêmicos apresentaram sua motivação e intenção e contaram com apoio de professores. A proposta foi consolidada no Projeto de Extensão escrito coletivamente em janeiro de 2014. O planejamento é realizado por todos, mas cada um tem também atribuições especificas como coordenação, relações institucionais, divulgação e relatoria. As ações realizadas foram: “Calouro vacinado”, Sensibilização sobre HIV/AIDS, criação e manutenção da página no “Facebook”, atividades em parceria com outros projetos de extensão: LeishNÃO e Prevenção e Saúde nas Escolas (PSE), ações em saúde, reuniões científicas e Cine Extensão Saúde. Estão previstas: realização do I Simpósio da LADIPE, atividades educativas no NHU e curso preparatório para os novos integrantes de 2015. Impactos Todas as ações da LADIPE tiveram uma excelente receptividade e foram muito bem avaliadas pelos participantes. A liga se destaca pela forma de divulgação do conhecimento científico para a comunidade e fomenta a análise contextualizada sobre os temas com enfoque na responsabilidade dos cidadãos no enfrentamento dos problemas e busca de soluções. Além da ampliação da análise crítica sobre a situação de saúde local incluindo os determinantes, o Projeto possibilita a prática de ações educativas que demonstram que o conhecimento científico adequadamente aplicado possibilita a melhoria das condições de saúde. Observa-se assim, um impacto muito positivo em todos os envolvidos com a Ladipe. A motivação e o envolvimento dos alunos responsáveis pela implantação na Liga na UFMS é muito significativa, assim como de outras pessoas, que conhecem e participam das ações promovidas pela Liga.

Considerações finais Este projeto se destaca pelo protagonismo estudantil, no sentido de estimular o movimento de “sair dos muros da universidade” e atuar na comunidade, estimula as transformações nos pensamentos, percepções e valores dos acadêmicos, profissionais e das instituições de saúde.


Palavras-chave


Vigilâcia em Saúde; Educação em Saúde; Doenças Infecto-Parasitárias

Referências


BRASIL, Ministério da Saúde. Doenças infecciosas e parasitárias. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. DATASUS Disponível em:<http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php?area=0203>. Acesso em: 10/10/2014.