Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
EXAME DO PÉ DIABÉTICO: RUMO À SAÚDE E AO AUTOCUIDADO
Luis Henrique Torres de Carvalho, Thainá Berto de Castro, Maria Carolina Oliveira do Amaral, Rafael Moraes de Oliveira, Jéssica Thaís Silvestre, Luiz Eduardo Alfieri Barreto

Última alteração: 2014-11-07

Resumo


INTRODUÇÃO: O pé diabético é um problema de saúde pública, tomando em consideração o risco que oferece para os diabéticos e os baixos índices de prevenção. Situação semelhante é encontrada na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Dr. Herberto Calado Rabelo, a partir dos dados do SIAB que evidenciaram 92 pacientes diabéticos, de um total de 106, que estavam com exame do pé diabético em atraso. Tendo em vista esta problemática, foi desenvolvido o plano de ação pelos acadêmicos do segundo semestre do curso de medicina da Universidade Anhanguera-Uniderp, em parceria com a equipe de saúde da unidade, os quais desenvolveram as atividades colaborativas com o propósito de aumentar a adesão dos pacientes diabéticos à realização do exame para a prevenção da neuropatia, por meio do módulo Programa Interinstitucional de Interação Ensino-Serviço-Comunidade (PINESC II).

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Pôde-se, então, desenvolver duas estratégias que visam elevar o número de pacientes que estão com os exames em dia, além de sensibilizá-los da importância deste exame. Inicialmente as ações, que ocorreram entre os meses de agosto e outubro de 2014, se voltaram para a realização de visitas domiciliares com o objetivo de agendar 7 pacientes diabéticos para cada quinta-feira ao passo que foi desenvolvida uma ação educativa neste momento, visando garantir a data e o horário e sensibilizar quanto à importância do exame e do autocuidado; além disso, foi inserido nas consultas o controle da regularidade da realização deste exame com o registro na ficha do pé diabético, para que equipe e pacientes sejam co-responsabilizados  pelo cuidado.

IMPACTOS: Observou-se uma melhora na atenção aos cuidados com o pé-diabético, visto que houve momentos que oportunizaram uma conversa mais interativa entre os acadêmicos, a equipe e a comunidade, oferecendo maior conhecimento sobre o autocuidado. Além disso, oportunizou a identificação de novos casos de pés diabéticos, facilitando ações que prevenissem um agravamento da neuropatia.  Simultaneamente, as consultas dos diabéticos foram enriquecidas com as ações de controle e conscientização. Para os acadêmicos, foi importante a percepção da importância da prevenção e do quão comum é a falta de sensibilidade nos membros inferiores por pacientes diabéticos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: O projeto desenvolveu-se de acordo com as estratégias estabelecidas, uma vez que se observou a participação e adesão dos pacientes. Isso ocorreu em virtude de uma ação educativa que sensibilizou muitos pacientes através de um bom processo comunicativo entre acadêmicos, equipe de saúde e comunidade. Além da continuidade pela equipe de ações de cuidado ao paciente com pé diabético. Haverá, também, um momento especifico para uma ação educativa na unidade que oportunize uma dinâmica que incentive a participação ativa dos pacientes na aquisição do conhecimento da importância do exame e dos riscos da neuropatia.


Palavras-chave


exame; pé diabético; autocuidado; prevenção