Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
UMA VISÃO SOBRE A INSERÇÃO PRECOCE DOS ACADÊMICOS DE MEDICINA NA ATENÇÃO PRIMÁRIO DE SAÚDE
Jéssica Santos Corrêa, Rodrigo Xavier Arruda, Luiza Ocáriz Acioly, Marcela Carvalho C. Bravo, Pedro Henrique Furbeta Silva, Lúcio Seabra Duré, Victor Carvalho Ferro

Última alteração: 2014-11-07

Resumo


INTRODUÇÃO

A atividade desenvolvida foi: a inserção do acadêmico do primeiro ano de medicina na atenção primária a saúde, na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Dr. Beijamin Asato. Tal proposta está prevista no projeto pedagógico da Universidade Anhanguera Uniderp, destacando a diversificação dos cenários de Ensino-Aprendizagem como essenciais para a construção do perfil esperado de um médico.  Tem como propósito a formação de médicos que estejam aptos a conhecer e compreender o contexto social, econômico e cultural das pessoas e da comunidade e sua interação com os aspectos biológicos envolvidos na saúde e no processo de adoecimento das pessoas e suas famílias. Além do conhecimento da organização e funcionamento dos serviços públicos de saúde.

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA:

A atividade é desenvolvida semanalmente em um pequeno grupo de sete acadêmicos do primeiro ano do curso de medicina, orientados por um preceptor, membro da equipe de saúde. Durante estes encontros os acadêmicos tiveram seu primeiro contato com a realidade do sistema público de saúde, sendo desenvolvidas atividades que visam o entendimento da pessoa como um ser integral inserido em uma comunidade. Outro aprendizado foi a visão sem preconceitos, sempre se colocando no lugar do usuário, formando profissionais humanizados desde sua base. Por meio de atividades como visitas domiciliares, acompanhamento da rotina da UBSF e da construção de genograma e ecomapa, percebemos a importância de cada profissional inserido na equipe de saúde. A habilidade de comunicação foi um dos requisitos básicos para que todo o processo de aprendizagem e integração entre aluno e comunidade.

IMPACTOS:

Essa experiência de aprendizado na atenção primária promove a sensibilização de acadêmicos para o processo de formação de acadêmicos capazes de colocar-se no lugar do outro, trabalhar em equipe, comunicar-se com clareza  e entender a pessoa como um ser biopscicossocial, livre de preconceitos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao fim de um semestre de imersão em um ambiente completamente novo para todos podemos aprender e crescer com as vivências junto a comunidade e equipe de saúde. Porém, ao longo do curso esperam-se progressos ainda maiores para a formação de profissionais com visão integral e humanizada.

Palavras-chave


Educação em saúde, saúde coletiva, formação acadêmica.