Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

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O TEATRO NO PROJETO INTERMINISTERIAL SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS
Amanda M. Gomes, Nathalia E. Machado, Amaury R. S. Miranda, Anna Carolina S. de Araujo Abate, Daniela S. Schwerz, Gabriela T. P. Barros, Jodri L. S. A. Santos, Katiane S. M. Almeida, Mariana F. Cardoso, Natália N. Kato, Mayara A. Faleiros, Raysa Malheiros, Tatiane Vieira, Léia Cunha

Última alteração: 2014-11-07

Resumo


Introdução: O Projeto de Extensão EnCena  é uma das ações do SPE (Saúde e Prevenção nas Escolas), produto da relação intersetorial saúde e educação, e tem por objetivo contribuir de forma cênica e dinâmica para o fortalecimento de ações educativas visando a formação integral e a promoção e atenção à saúde aos espaços de educação. Descrição da Experiência: O grupo municipal de teatro é constituído por acadêmicos de diferentes cursos de graduação da UFMS e de outras instituições de ensino Superior. Desde abril, os mesmos foram capacitados em técnicas teatrais nas manhãs de sábado (60 h), ensaiaram a peça "Tudo que se conta vira estória" (40 h) e estão cumprindo o agendamento de apresentações nas escolas públicas ou em eventos solicitados. Até o momento, foram realizadas 4 apresentações e constam 10 agendamentos até dezembro de 2014, impactando 1400 adolescentes (100 adolescentes por apresentação).  Com as atividades em andamento, as peças do teatro que retratam temas relacionados a vida cotidiana dos jovens e adolescentes, tem sido aperfeiçoada cada vez mais. Sempre trabalhando técnicas teatrais, consciência corporal, expressão do movimento envolvendo equilíbrio, força física e psicológica, postura corporal, projeção de voz, fundamentos teóricos sobre história, origem, transformação e influência do teatro; revisão bibliográfica, estudo teórico sobre commedia dell'arte eL’Illustre Molière; estudos sobre  teatro grego e oriental e sistema Stanislavski. Tudo isso tem dado vida a encenação, fazendo com que cada integrante deixe um toque especial de suas capacidades de expressão, o que é resultado das descobertas de suas potencialidades através do teatro. Impactos: A produção e os resultados trouxeram benefícios de forma inovadora e descontraída, aproximando realidades de educação continuada em saúde. É uma estratégia que possui práticas que consolidam o conhecimento e uma troca de saberes da academia com a comunidade, sendo um diálogo entre a formação e o trabalho. Considerações Finais: Observa-se que o grupo EnCena  pode contribuir, com atividade de arte-educação, para o aprendizado dos adolescentes,  que assimilam as informações dos assuntos tratados de forma lúdica e divertida. Também contribui para formação dos acadêmicos em aspectos pouco trabalhados no ensino tradicional. Esse projeto de extensão atende as novas diretrizes para reorientação dos acadêmicos de saúde inserindo-os em políticas públicas intersetoriais impactando a comunidade.


Palavras-chave


políticas públicas intersetoriais ,forma cênica e dinâmica, promoção e atenção a saúde.