Última alteração: 2014-11-07
Resumo
Introdução: O Agente comunitário de saúde (ACS) é um personagem fundamental da atenção básica, pois, estão próximos dos problemas que afetam a comunidade tendo como objetivo contribuir para a qualidade de vida das pessoas e da comunidade (BRASIL, 2009). Visto que os ACS são agentes de mudanças, faz-se necessário a realização de educação permanente de forma eficaz para efetivar o processo de educação em saúde. Diante disso a educação permanente é baseada no aprendizado contínuo, sendo necessária para o desenvolvimento do sujeito para seu auto-aprimoramento direcionando assim para a busca da competência pessoal, profissional e social (PASCHOAL; MANTOVANI; MÉIER, 2007).
Descrição da Experiência: Este estudo consiste em um relato de experiência referente a vivências em um campo de prática específica em uma Unidade Básica de Saúde, estas aulas práticas em campo fazem parte do desenvolvimento do Módulo de Administração e Organização dos Serviços de Saúde II, do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. A partir da utilização da ferramenta denominada “Espinha de Peixe”, utilizada no Diagnóstico Situacional da Unidade em questão, os ACS relataram a necessidade de educação permanente relacionada ao calendário vacinal atualizado, pois enfrentam dificuldades quanto à orientação das famílias sobre o calendário vacinal. Diante disso o grupo realizou primeiramente uma dinâmica Quebra-gelo e logo após iniciamos uma educação permanente com a finalidade de atualizar os ACS quanto ao novo calendário vacinal. A dinâmica foi muito positiva, pois como partiram da necessidade dos ACS, estes estavam motivados e receptivos para receber os conhecimentos necessários para que a atualização se concretizasse.
Impacto: A partir da implantação do projeto observou-se que os ACS sentiram-se parte integrante da unidade de saúde, além de que, relataram que a educação permanente foi eficaz no trabalho com a comunidade, pois, é a partir dela que eles conseguiram ajudar a população por meio de orientações referentes ao calendário vacinal, culminando em um aumento da procura da população pelo atendimento na unidade.
Considerações Finais: Acreditamos que este projeto de intervenção alcançou o objetivo proposto e demonstrou a importância da realização da Educação Permanente para os ACS, pois, estes que são agentes de mudança necessitam ser atualizados para melhoria da educação em saúde. Também influenciou de maneira positiva na aprendizagem das acadêmicas no que tange a prática da educação permanente em saúde na atenção básica.
Palavras-chave
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. O trabalho do agente comunitário de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. Disponível em:< file:///C:/Users/Ciro/Documents/raysa/ADM%20II/PI/manual_acs.pdf>. Acesso em: 21 de outubro de 2014.
PASCHOAL, A.S.; MANTOVANI, M.D.F.; MÉIER, M.J. Percepção da educação permanente, continuada e em serviço para enfermeiros de um hospital de ensino. Rev Esc Enferm USP, v. 41, n.3, 2007. p. 478-484. Disponível em:< http://www.revistas.usp.br/reeusp/article/viewFile/41645/45252>. Acesso em: 21 de outubro de 2014.