Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE OFICINA DE GESTANTE COM ENFOQUE NO PARTO HUMANIZADO E NASCIMENTO
Karine Gomes Jarcem, Janete Pereira Lima, Letícia Moura

Última alteração: 2015-01-28

Resumo


Introdução: A educação em saúde é uma importante ferramenta para o cuidado clinico de enfermagem a mulher no ciclo gravídico-puerperal. O profissional enfermeiro é habilitado e capacitado para cuidar do usuário e da sua família, levando em consideração as necessidades curativas, preventivas e educativas de cuidados em saúde visando compartilhar práticas e saberes, em que exerça seu papel de cuidador e educador, agregando ao seu saber-fazer o saber-fazer popular. Metodologia: Este relato de experiência é um trabalho desenvolvido com um grupo de gestantes de uma Estratégia de Saúde da família (ESF) de Campo Grande –MS, que possui uma alta taxa de gestantes faltosas. Participaram das oficinas domiciliares 10 gestantes com idade entre 14 e 26 anos e com idades gestacionais diferenciadas, tendo primíparas e multíparas. Foram realizadas ao todo 6 oficinas para educação e saúde no período de abril a setembro de 2014. Através de uma orientação preliminar acerca dos conteúdos, foi sendo trabalhada as dúvidas das gestantes e puérperas no decorrer das oficinas, utilizando uma estratégia de participação ativa, associada a alguns recursos didáticos. Resultado: A experiência permitiu um vínculo maior entre ESF e profissional, bem como proporcionou as gestantes autonomia na tomada de decisões e esclareceu as dúvidas que surgiram nessa fase e notadamente percebeu-se um preparo, segurança para o parto, puerpério e o aleitamento materno, durante as oficinas e comprovada nas visitas domiciliares puerperais. Considerações finais: A Saúde da Mulher constitui um campo de atuação importante, em que as ações educativas são de grande valia tendo em vista todas as peculiaridades do seu ciclo vital e permitem discutir e formular estratégias com a própria mulher com vistas a buscar sua saúde nas diferentes mudanças e adaptações que terá que enfrentar no decorrer de sua vida.

 

 


Palavras-chave


Descritores: ciclo gravídico-puerperal, educação em saúde, cuidado em saúde.

Referências


DOMINGUES, R.M.S.M et al. Avaliação da adequação da assistência pré-natana rede SUS do Município do Rio de Janeiro, Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 28(3):425-437, mar, 2012.

 

GUERREIRO EM, et al. Educação em saúde no ciclo gravídico-puerperal: sentidos atribuídos por puérperas. Rev Brasileira de  Enfermagem. V. 67, N.1, p. 13-21. jan-fev, 2014

GONÇALVES, L.A, COSTA. L.C, FERREIRA. V.L, ABREU. M.S. Avaliação dos registros do número de consultas de pré-natal no cartão da gestante, sanitas e sisprenatal. Rev. Administração Hospitalar e Inovação a Saúde, 2014.

 

WESTPHALEN F, et al. Educação em saúde como ferramenta Para uma atenção integral à saúde da mulher: uma reflexão teórica. Revista de Enfermagem. V 4 e 5. N.4 e 5.pg 127-137.2008-2009.