Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
INTEGRAÇÃO DAS AULAS PRÁTICAS NA REALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ENFERMEIROS
Isabella Menezes dos Santos, Patrícia de Rezende Seixas, Raysa Muriel Silva, Patrícia Moita Kawakame, Vera Lourdes de Almeida Ribeiro

Última alteração: 2014-11-07

Resumo


Introdução: Na era da tecnologia, é necessário repensar a dinâmica do conhecimento, surge então a formação do individuo para compreensão dos diferentes campos, e a necessidade de investir em práticas educacionais que formem indivíduos crítico-reflexivos, surge assim a Aprendizagem Baseada em Problemas que aborda as aulas práticas (BATISTA, et al., 2005). A integração do ensino com o serviço é entendida como o trabalho pactuado, que articula estudantes, professores do curso de formação, com os trabalhadores que compõem os serviços de saúde, dentre estes o gestor (PIZZINATO, et al., 2012).O SUS (Sistema Único de Saúde), enquanto sistema garante o acesso da população à saúde, a fim de minimizar as desigualdades de assistência. “De acordo com a Resolução nº 225/97 do Conselho Nacional de Saúde, o SUS tem o dever de contribuir com a formação de profissionais para a saúde, certamente um dos desafios do sistema e responsável em grande parte pelo êxito, ou não, na sua implementação” (CANÔNICO; BRÊTAS, 2008).

Descrição da Experiência: Este estudo consiste em um relato de experiência referente a vivências em uma Unidade Básica de Saúde que foi utilizada como campo de Prática Específica (PE) do Módulo de Administração e Organização dos Serviços de Saúde II, do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. A PE foi desenvolvida durante o período de 29 de Set. de 2014 a 24 de Out. de 2014, com o objetivo de desenvolver os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias a formação do profissional enfermeiro na área do gerenciamento em enfermagem na atenção básica, por meio do Diagnóstico Situacional e Método Altadir de Planificação Popular (MAPP), que permitiu intervenções realizadas neste campo de aulas práticas em conjunto com a equipe de saúde atuante neste local, fortalecendo a integração ensino/serviço e permitindo ao aluno vivenciar a realidade político-social e profissional da atenção básica, bem como reforçou os aspectos bioéticos inerentes ao exercício profissional.

Impactos: Durante esse período, as acadêmicas vivenciaram diversas situações e momentos, dentre eles algumas situações conflitantes capazes de nos fortalecer e garantir aprendizado para momentos futuros como enfermeiras.

Considerações Finais: O período de vivência na AB, por meio da PE, permitiu um vasto aprendizado, pois houve integração ensino-serviço de maneira satisfatória. Além da oportunidade de utilizar instrumentos utilizados na área da Administração, tais como o Diagnóstico Situacional e MAPP.

 


Palavras-chave


Ensino; Serviço; Formação

Referências


BATISTA, N. et al. O enfoque problematizador na formação de profissionais de saúde. Revista de Saúde Pública. São Paulo, 2005.

 

CANÔNICO, R. P; BRÊTAS, A. C. P. Significado do Programa Vivência e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde para formação profissional na área de saúde. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, 2008.

 

PIZZINATO, A. et al. A Integração Ensino-serviço como Estratégia na Formação Profissional para o SUS. Revista Brasileira de Educação Médica, 2012.