Última alteração: 2014-11-07
Resumo
Introdução: O Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) é um projeto dos Ministério da Saúde e Educação criado em 2003 no Brasil com o intuito de reduzir a vulnerabilidade de adolescentes e jovens às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), gravidez não planejada e uso de álcool e outras drogas por meio do desenvolvimento articulado de ações no âmbito das escolas e das unidades básicas de saúde. Esse programa objetiva trabalhar estas questões de maneira não convencional, através de oficinas e atividades interativas. Os alunos participantes contam com o auxílio de monitores para a execução destas atividades. Descrição da experiência: Nós acadêmicos nos reunimos com 15 alunos da Escola Municipal José Dorilêo de Pina semanalmente nas sextas-feiras, durante o período da tarde. Além dos estudantes o grupo era formado pelos monitores e funcionários da UBSF Alves Pereira, em Campo Grande/MS. O seguimento das atividades foi de agosto a novembro de 2013. Durante as reuniões foram abordados assuntos referentes ao componente 2 do plano de trabalho do SPE, isto é, trataram-se assuntos sobre DSTs, Alcool e outras Drogas e temáticas relacionadas a raças e etnias; isto através de dinâmicas de grupo, exposição de vídeos, preparação de cartazes e peças teatrais. Impactos: Acreditamos que o principal impacto seja o êxito na inserção da escola dentro das diretrizes e métodos do programa SPE, já que nosso grupo foi o primeiro a trabalha-lo no local. A adesão ao programa é uma tarefa bastante difícil, pois envolve a alteração da rotina escolar, tanto no que se refere aos alunos quanto à dinâmica profissional dos diretores, coordenadores e demais funcionários da escola. Considerações finais: A aplicação do SPE dentro das escolas é uma grande ferramenta de promoção de saúde pública, haja vista que atua dentro do ambiente escolar, moldando a mente do aluno para o enfrentamento de questões que envolvem não apenas ele, mas toda a comunidade, fomentando a prevenção consciente e participação na promoção da saúde.