Última alteração: 2014-11-08
Resumo
Introdução: O projeto saúde e higiene (PROSAHI), feito por acadêmicos do primeiro ano de fisioterapia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, é um projeto que tem o intuito de levar proteção, promoção e prevenção da saúde aos alunos do sexto ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Blanche dos Santos Pereira, visando uma consequente melhor qualidade de vida.
Descrição da ação: O PROSAHI foi planejado no primeiro semestre do ano de 2014, supervisionado pelos professores das disciplinas de Saúde e Cidadania I (SACI I) e Processo Saúde, Doença, Estilo e Qualidade de vida I (PSD I), para que sua execução fosse feita no segundo semestre do ano de 2014. O projeto ocorre por um sistema de revezamento sendo que, em uma semana os acadêmicos se reúnem com a professora orientadora para discussão do encontro passado, visando o melhor planejamento da próxima intervenção. E na outra semana ocorre a prática, sendo no total 08 encontros, que ocorrem de forma quinzenal no período de contra turno das 7h30min ás 9h30min no próprio ambiente escolar, onde os principais métodos utilizados são rodas de conversa, dinâmicas, teatros, histórias, curiosidades e assuntos do cotidiano. Sendo que, em cada encontro há um tema a ser abordado, como por exemplo, desenvolvimento sustentável, alimentação saudável, sedentarismo, incentivo a leitura, higiene pessoal, cultura da paz, tabagismo e alcoolismo, auto- estima e mudanças corporais.
Impactos: Os impactos decorrentes deste projeto são incontáveis, pois são sentidos pelos acadêmicos desde o campo profissional até o campo pessoal, O contato com essas crianças proporciona aos estudantes de fisioterapia aprendizados e experiências, que não são ensinados dentro da universidade, uma vez que, a realidades destes dois grupos são completamente diferentes. Nas crianças são perceptíveis as mudanças de hábitos, principalmente aqueles relacionados à higiene, como lavar as mãos, escovar os dentes corretamente, se alimentarem melhor e tornarem mais agradável o convívio entre eles, além de passarem adiante o que eles têm absorvido em cada encontro. Já para os acadêmicos o impacto tenha sido completo, pois para que um projeto dessa magnitude funcione é necessário que as pessoas envolvidas aprendam a trabalhar em grupo, planejar e executar, saber ouvir críticas positivas e negativas tanto dos colegas de trabalho, quanto das crianças e do professor orientador, além de desenvolverem uma melhor compreensão á essa população.
Considerações Finais: Assim, esse projeto nos permite desenvolver, logo no inicio do curso características indispensáveis como futuros profissionais da área da saúde, buscando um melhor entendimento do conceito de uma melhor qualidade de vida e fazendo com que os alunos desde o começo tenham uma interação com a sociedade, conhecendo sua realidade, visando suas principais necessidades para uma pratica positiva de prevenção, proteção e promoção da saúde.