Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO MUTIRÃO DE AVALIAÇÃO DO PË DIABÉTICO COMO ESTRATÉGIA DE AUMENTO DESTE INDICADOR NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DR. JORGE DAVID NASSER
Leticia Antonio Costa, Rosângela Farias Lacerda, Alexsandra Letícia Abreu de Lacerda, Patrícia Moita Garcia Kawakame, Caroline Almeida Freitas

Última alteração: 2014-11-09

Resumo


Introdução: A avaliação do pé diabético em pessoas com diabetes mellitus é de extrema importância para redução de complicações, além de estimular o autocuidado. Isso se deve ao fato de que as complicações mais graves do Diabetes Mellitus e que geram maior impacto socioeconômico são as ulcerações de pés, também conhecidas como pé diabético e as amputações de extremidade. A recomendação é que a avaliação do pé diabético ocorra anualmente para fins de identificação de fatores de risco para ulceração e amputação (BRASIL, 2013). Diante disso, a avaliação do pé diabético é um dos indicadores de saúde em Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo determinada uma meta ideal por semestre. A partir do levantamento de dados em uma Unidade Básica de Saúde, no município de Campo Grande – MS observou-se que este indicador encontrava-se muito abaixo do ideal, o que levou as acadêmicas a desenvolverem o planejamento de um mutirão de avaliação do pé diabético. Descrição da experiência: Foi utilizado o Método Altadir de Planificação Popular (MAPP), recomendado para realizar o planejamento em saúde na atenção básica, consideramos a busca ativa ineficaz como nó crítico deste problema por isso foi planejado realizar a busca ativa de diabéticos na unidade por meio da visita domiciliar associada a entrega de convites para participação dos usuários no mutirão. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) colaboraram com a entrega de convites no domicílio. No mutirão, foram realizadas 9 avaliações, sendo 8 mulheres e 1 homem.Deste número, 6 foram classificados como grau 0 para risco de desenvolvimento de ulceração; 1 foi classificado como grau 2; e 2 dos usuários foram classificados como grau 3. Impactos: Foi possível observar que ainda falta informação sobre a importância da avaliação do pé diabético, pois mesmo com a realização da busca ativa e do mutirão, a procura pelo serviço foi muito baixa. Muitos diabéticos relataram nunca terem feito a avaliação nem terem sido orientados sobre o cuidado com os pés. Sendo assim, as acadêmicas aproveitaram a oportunidade para fazer orientações comuns a todos os usuários e realizaram os encaminhamentos necessários. Ainda vale ressaltar que este tipo de atividade certamente contribuiu de maneira positiva para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem das acadêmicas no que se refere aos conhecimentos, habilidades e atitudes frente aos usuários com Diabetes Mellitus. Considerações finais: A ação de mutirão de avaliação do pé diabético não alcançou a meta ideal planejada, porém conseguiu abordar a importância da avaliação à população e aos profissionais da unidade, fazendo com que de 15 em 15 dias sejam feitos mutirões de avaliação do pé diabético. Além disso, houve um impacto social para os pacientes atendidos, permitindo a disseminação dessa informação.


Palavras-chave


Pé diabético; MAPP; Busca ativa

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

TANCREDI, F. B.; BARRIOS, S. R. L.; FERREIRA, J. H. G. Planejamento em saúde. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 1998.