Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

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O impacto da inserção do acadêmico PET/Vigilância no processo de trabalho do ACE.
Eloína de Matos Fonseca, Diego da Silva Machado, Karina Morais Carvalho, Suzi Rosa Miziara

Última alteração: 2014-11-08

Resumo


Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho (PET) visa a integração ensino-serviço- comunidade e proporciona a formação de grupos de aprendizagem tutorial em parceria com as Secretarias Municipais e Estaduais. Essas primícias incentivam a equipe multiprofissional, e a troca de conhecimento e experiências entre trabalhador e acadêmico.

Essas atividades influenciam positivamente na comunidade acadêmica, gerando uma visão crítica e um aprendizado inigualável, além de contribuir diretamente para a saúde pública, quando direcionado aos Agentes de Combate à Endemias (ACE).

Descrição da Experiência: Foram realizados encontros com os acadêmicos do grupo, com o objetivo de conhecer e compreender os núcleos existentes, e amplificar suas percepções para o campo. Compreendendo-se assim a necessidade da equipe multiprofissional e suas especificidades, a equipe objetiva entender o processo de trabalho dos ACE, que são trabalhadores essenciais para a saúde pública, pois desempenham papel preventivo na área de doenças com potencial endêmicas, como Dengue e Leishmaniose.

O grupo composto por uma equipe multiprofissional realizou visitas aos campos de trabalho dos agentes, e acompanhou durante um período o processo de trabalho dos mesmos. Ao fim, discussões entre o grupo reafirmaram suposições e aguçaram a visão crítica-reflexiva dos acadêmicos para com a comunidade trabalhadora.

Impactos: A vivência possibilitou uma visão integral e ampla sobre o processo de trabalho dos agentes, gerando discussões sobre a dinâmica do trabalho e ainda sobre a relevância do PET na comunidade, e como a equipe multiprofissional esta inserida neste meio. A prática estreitou laços entre trabalhadores e acadêmicos, e ainda entre professores e preceptores, o que gerou ânsia de conhecimento e de proporcionar melhor qualidade de vida aos agentes.

Considerações Finais: O PET proporciona uma possibilidade única de qualificação em serviço dos profissionais da saúde, bem como de inserção ao trabalho e vivências direcionadas aos acadêmicos. Compreende as necessidades do SUS e assim contribui também com a comunidade. É perceptível a necessidade da inserção, o mais precocemente possível, dos acadêmicos no trabalho, pois assim os mesmos se tornam mais experientes e qualificados.


Palavras-chave


multiprofissional; pet; processo de trabalho.

Referências


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