Última alteração: 2014-11-08
Resumo
Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho (PET) visa a integração ensino-serviço- comunidade e proporciona a formação de grupos de aprendizagem tutorial em parceria com as Secretarias Municipais e Estaduais. Essas primícias incentivam a equipe multiprofissional, e a troca de conhecimento e experiências entre trabalhador e acadêmico.
Essas atividades influenciam positivamente na comunidade acadêmica, gerando uma visão crítica e um aprendizado inigualável, além de contribuir diretamente para a saúde pública, quando direcionado aos Agentes de Combate à Endemias (ACE).
Descrição da Experiência: Foram realizados encontros com os acadêmicos do grupo, com o objetivo de conhecer e compreender os núcleos existentes, e amplificar suas percepções para o campo. Compreendendo-se assim a necessidade da equipe multiprofissional e suas especificidades, a equipe objetiva entender o processo de trabalho dos ACE, que são trabalhadores essenciais para a saúde pública, pois desempenham papel preventivo na área de doenças com potencial endêmicas, como Dengue e Leishmaniose.
O grupo composto por uma equipe multiprofissional realizou visitas aos campos de trabalho dos agentes, e acompanhou durante um período o processo de trabalho dos mesmos. Ao fim, discussões entre o grupo reafirmaram suposições e aguçaram a visão crítica-reflexiva dos acadêmicos para com a comunidade trabalhadora.
Impactos: A vivência possibilitou uma visão integral e ampla sobre o processo de trabalho dos agentes, gerando discussões sobre a dinâmica do trabalho e ainda sobre a relevância do PET na comunidade, e como a equipe multiprofissional esta inserida neste meio. A prática estreitou laços entre trabalhadores e acadêmicos, e ainda entre professores e preceptores, o que gerou ânsia de conhecimento e de proporcionar melhor qualidade de vida aos agentes.
Considerações Finais: O PET proporciona uma possibilidade única de qualificação em serviço dos profissionais da saúde, bem como de inserção ao trabalho e vivências direcionadas aos acadêmicos. Compreende as necessidades do SUS e assim contribui também com a comunidade. É perceptível a necessidade da inserção, o mais precocemente possível, dos acadêmicos no trabalho, pois assim os mesmos se tornam mais experientes e qualificados.
Palavras-chave
Referências
DRAGANOV, P. B.; FRIEDLANDER, M. R.; SANNA, M.C. Andragogia na Saúde: um estudo bibliométrico. Esc Anna Nery, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 149-56, jan./ marc. 2011.
SILVA, L. J. O controle das endemias no Brasil e sua história. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 55, n. 1, p. 44-7, jan./ mar. 2003
PEDUZZI, M. Equipe multiprofissional de saúde: conceito e tipologia. Rev Saúde Pública 2001;35(1):103-9
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Diretrizes e Orientações para oPrograma de Qualificação dos Agentes de combate às endemias e demais Agentes que atuam em Vigilância em Saúde / Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. – Brasília :Ministério da Saúde, 2011.