Última alteração: 2014-11-07
Resumo
INTRODUÇÃO: A formação escolar é muito importante para o desenvolvimento de um pensamento crítico em relação aos diversos aspectos do desenvolvimento do homem, dentre eles a saúde. Com a capacidade da avaliação crítica, o paciente pode desenvolver uma maior confiança no profissional médico que o atende e assim ocorrer uma maior promoção do autocuidado e corresponsabilização paciente-médico sobre a saúde. Segundo o IBGE, a taxa total de evasão escolar no Brasil no ano de 2010 foi de 10,3%, sendo que a taxa de evasão na 1ª série do ensino médio no mesmo ano foi de 12,5%. No Centro-Oeste, a taxa total de evasão escolar e na 1ª série do ensino médio foram um pouco superiores às taxas nacionais, 10,7% e 12,6%, respectivamente. Só no Mato Grosso do Sul, foi de 11% a taxa total de evasão escolar e de 13,7% somente na 1ª série do ensino médio, valores superiores às médias nacionais e regionais. Baseado nisso, durante as atividades do módulo longitudinal Programa Interinstitucional de Interação Ensino-Serviço-Comunidade (PINESC II) do curso de medicina Anhanguera-UNIDERP, foi realizada uma ação com crianças e adolescentes do grupo de jovens da UBSF Dr. Herberto Calado Rabelo - AeroItália. O objetivo da ação foi mostrar às crianças e adolescentes as opções disponíveis para sua formação profissional, de acordo com a predileção de cada uma delas, e incentivá-las a persistir apesar das dificuldades encontradas. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A ação foi desenvolvida na UBSF Dr. Herberto Calado Rabelo – AeroItália, entre os meses de março e abril de 2014. Realizaram-se duas oficinas com o grupo de jovens, a primeira foi uma conversa sobre o tabagismo e a segunda teve como tema “Escolha uma profissão de que você goste e não terá de trabalhar um dia sequer em sua vida”. Compareceu um total de 12 jovens nos dois dias e contamos com a participação de acadêmicas do curso de assistência social. IMPACTOS: Os jovens se mostraram muito entusiasmados com as oficinas, principalmente por verem as diversas opções disponíveis para que eles consigam a formação profissional de sua preferência. Foi possível a criação de vínculo entre os acadêmicos e os jovens, sendo que foi possível perceber que estes usam os acadêmicos de exemplo, mostrando a grande responsabilidade de seus atos e dessa ação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Para a consolidação do Sistema Único de Saúde, é necessário que haja uma compreensão por parte dos profissionais de saúde que seu papel não diz respeito apenas aos aspectos técnico-científicos da doença, mas principalmente ao acolhimento e orientação de cada membro da comunidade e que isso deve ser feito principalmente com os mais jovens, pois estes passam por um período de formação, sendo importante a sensibilização deles quanto às perspectivas de seu futuro.