Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
A INFLUÊNCIA DA BOA ALIMENTAÇÃO NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO
Pâmela Cristina Pilatte, Mayara Pereira de Souza, Adriana Ferreira Modesto de Oliveira, Meyene Duque Weber, Mara Lisiane Moraes dos Santos

Última alteração: 2014-11-07

Resumo


Introdução: O projeto Saúde do Idoso visa à promoção, prevenção e proteção à saúde por meio de ações de Educação em Saúde, tendo como base para as ações a definição de saúde preconizada pela Organização Mundial da Saúde - o estado de completo bem estar físico psicológico e social - e os determinantes do estado de saúde.

A partir dos 60 anos é ainda mais importante a atenção aos benefícios oferecidos pela boa alimentação. Pular refeições, comer alimentos gordurosos e outras atitudes similares podem resultar no processo de doença. As mais frequentes são hipertensão, diabetes e colesterol.

Descrição da Experiência: O grupo para cada ação é formado por acadêmicos do 2º semestre do curso de Fisioterapia da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) que fazem as intervenções quinzenalmente das 09h00min as 10h00min no Centro de Convivência do Idoso (CCI) Edmundo Schneumann no atual semestre, sendo supervisionados pela professora Mara Lisiane Moraes dos Santos, docente da disciplina Processo Saúde e Doença, Estilo e Qualidade de Vida II.

Com o objetivo de identificar os temas de interesse do grupo de idosos foi colocada uma caixa de sugestões no CCI, no qual os idosos deixavam suas respectivas dúvidas, e a partir das sugestões de temas e questionamentos os estudantes planejam as ações. Entre os assuntos mencionados pelos idosos estava a alimentação.

O encontro sobre o tema foi planejado antecipadamente visando suprir as dúvidas colocadas por meio de atividades interativas. Inicialmente houve uma breve abordagem sobre boa e má alimentação, falando principalmente sobre alimentos com consumo exagerado, que são as principais origens dos agravos e potencialização de doenças. Os alunos trouxeram imagens de alimentos mais consumidos atualmente, como sucos artificiais, refrigerantes, doces, embutidos e produtos industrializados. Questionaram aos idosos sobre a quantidade de açúcar, sódio e gordura que estes alimentos contêm, e solicitaram que os idosos colocassem em recipientes o número de “colheres” de sódio, açúcar e gordura que estimavam que tais alimentos continham, e na sequência demonstravam a quantidade real presente em cada um dos alimentos demonstrados. Finalizaram a dinâmica demonstrando a quantidade diária de sódio, açúcar e gordura recomendados. Na segunda parte do encontro, foram expostas aos idosos substituições alimentares saudáveis e acessíveis e, por fim foi feito um ranking com os melhores e piores alimentos, encerrando assim, o encontro.

Impactos: O projeto de Educação em Saúde insere o acadêmico na parte mais prática, que geralmente é vista nos próximos semestres do curso, havendo como consequência, uma visão mais ampla do cuidado para com diferentes grupos populacionais, além de integrar  a prática e a teoria, melhorando o entendimento e gerando experiência tanto do discente quanto dos participantes. Os idosos participaram ativamente da atividade, apresentaram seus conhecimentos prévios, tiraram dúvidas e trocaram experiências.

Considerações Finais: Em relação à comunidade escolhida, percebeu-se que suas dúvidas foram sanadas, as relações interpessoais melhoraram e os objetivos alcançados, pois foi demonstrada a vontade da mudança, e que, nunca é tarde para melhorar os hábitos.


Palavras-chave


boa alimentação; processo de envelhecimento