Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
PROJETO SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS (SPE), UMA VIVÊNCIA E TROCA DE EXPERIÊNCIA.
Keslyn Cristini Silveira Rosa, Patricia de oliveira Soares, Patricia David Charro, Ana Paula Simões No, Diego de Sousa Silvestre, Arthur de Almeida Medeiros

Última alteração: 2014-11-07

Resumo


Introdução

O Projeto Saúde e prevenção nas Escolas (SPE) é uma das ações do Programa Saúde nas Escolas (PSE), tem como finalidade contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. A proposta do projeto é contribuir para educação em saúde, abordando temas que estão em evidências nesta população de 10 a 18 anos. Tendo parcerias com universidades, capacitando acadêmicos a realizar as ações, ampliando a área de atuação do fisioterapeuta em todas as suas competências, estas ações tem se mostrado como transformadoras da realidade de todos os autores envolvidos.

Descrição da experiência

Nossas ações estão sendo realizadas na Escola Municipal Oneida Ramos, com 19 alunos participantes do 7º e 8º ano. Ao ver as necessidades dos temas a serem abordados na escola, tínhamos uma perspectiva de resolutividade diferente do esperado. Na primeira intervenção notamos grande conhecimento dos alunos nos temas discutidos: Álcool, drogas, sexualidade e DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Analisando o ambiente em que vivem, podemos notar através dos relatos que há uma escassa área apropriada para atividades de lazer e falta de policiamento no bairro, além da falta de atividades que integre adolescentes a programas de educação em saúde, métodos de prevenção, tornando-os mais vulneráveis ao envolvimento com drogas e aumentando, com isso, a violência. Durante as intervenções um dos assuntos abordados foi o tema “Drogas”, sendo que nos chamou a atenção o conhecimento dos adolescentes sobre esta problemática, levou-nos a buscar mais informações, tendo em vista que o saber apresentado pelos alunos era maior do que o dos universitários. As intervenções consistiam em dinâmicas e rodas de conversas onde os alunos foram incentivados a compartilhar sobre seus conhecimentos e vivências neste assunto. Em uma das rodas de conversa, uma adolescente relatou a realidade familiar, onde um membro da família, portador de deficiência física, faz o uso constante de uma droga chamada “Zuka”, sendo consumida numa antena de televisão ou rádio. Após o relato a mesma nos abordou questionando como poderíamos ajudá-la nesta situação.

Impacto

Observou-se que os adolescentes tinham interesse em aprender e participar das oficinas, buscando interagir com os universitários. Chamou-nos também a atenção a facilidade que os adolescentes têm em ter acesso às drogas, pois segundo os mesmos em sua localidade existe apenas uma praça onde os jovens se reúnem para passar o tempo e que neste local existe uma grande oferta de entorpecentes.

Considerações finais

Foi observado que o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) têm contribuído positivamente para agregar mais conhecimentos, além da busca de novos saberes por parte dos alunos e acadêmicos das universidades vinculadas. Está sendo de suma importância a vivência com os adolescentes, pois nestes encontros tem sido promovida a troca de experiências, o desenvolvimento de habilidades como falar e escutar, fazendo com que estes alunos expandem/repassem seus conhecimentos adquiridos nas ações para outros alunos, tornando-se multiplicadores de saberes.


Palavras-chave


Promoção em Saúde; Drogas; Adolescentes; SPE