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AVALIAÇÃO EXTERNA DO PMAQ-CEO EM MATO GROSSO DO SUL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Última alteração: 2014-11-09
Resumo
Introdução: Os Centros de especialidades Odontológicas (CEO) são serviços de atenção secundária, que devem representar uma continuidade da assistência oferecida em saúde bucal na Rede de Atenção Básica, possibilitando assim o cuidado integral da população. O Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas (PMAQ-CEO) foi instituído em 2013 consistindo em quatro etapas: 1) adesão/contratualização, 2) desenvolvimento, 3) avaliação externa, 4) recontratualização. O intuito foi de avaliar o desempenho dos CEO, e repassar recursos para os serviços que cumprirem os padrões de qualidade pactuados. Descrição da experiência: A avaliação externa no Estado de Mato Grosso do Sul (MS) foi realizado nos períodos de Março a Junho de 2014 e buscou verificar in loco os padrões de qualidade de acesso, estrutura e processo de trabalho, obtendo informações sobre os 14 CEO da região. Impactos: A aplicação dos questionários referentes à avaliação externa demonstrou haver fragilidades na comunicação entre gestão e equipes de saúde bucal do CEO, sendo talvez, a rotatividade de gestores e coordenadores de saúde bucal uma das causas para a fragmentação do programa. Em relação ao processo de trabalho, os estabelecimentos estão organizados de formas diferentes de acordo com as questões socioculturais da população. Verificou-se também uma tendência da complementação do sistema privado dos serviços protéticos, e uma desvalorização das competências profissionais dos Técnicos de Saúde Bucal. O plano de cargo e carreira para os profissionais parece não estar sendo uma prática das gestões. Sobre a relação da equipe de Saúde Bucal do CEO e da Atenção Básica, mostrou-se pontual, e pouco esclarecido para alguns de seus membros. Considerações finais: As perguntas da avaliação externa do PMAQ-CEO proporcionaram a equipe de saúde bucal refletir sobre o processo de trabalho, fomentando a necessidade de autoavaliação constante, do planejamento das ações, além de repensar em como estreitar relações com a equipe de saúde bucal da atenção básica e considerar a visão dos usuários para melhoria do serviço. O PMAQ-CEO trouxe temas que serviram de propostas de intervenções da equipe, podendo ser um norte para novas melhorias.
Palavras-chave
Atenção Secundária; Saúde Bucal; Sistema Único de Saúde