Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
Ações de Educação em Saúde com um grupo de gestantes com diabetes gestacional em um Hospital de Ensino: Relato de Experiência
Tanize de Menezes, Ana Helena de Souza Garcia, Karina Morais Carvalho, Camila Nunes Ibanez, Iluska Lopes Schultz, Cristina Brandt Nunes, Maria Auxiliadora de Souza Gerk

Última alteração: 2015-01-13

Resumo


INTRODUÇÃO: A Diabetes Mellitus Gestacional (DMG) é uma doença frequente nas gestações e presente em cerca de 7% delas (RUDGE et al., 2013). No Brasil, se estima que 2,4% a 7,2% de todas as gestantes desenvolvem DMG, o que significa mais de 200.000 casos novos por ano (REHDER et al., 2011). O acompanhamento em gestações com DMG exige um atendimento especializado da equipe de saúde, uma vez que não se considera apenas a doença como o foco do atendimento, mas as repercussões sobre a dinâmica familiar e o estado emocional da família e os aspectos biopsicossociais, culturais e espirituais da gestante (SANTOS et al., 2014). DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Trata-se do relato de experiência do desenvolvimento de ações de educação em saúde semanais realizadas em um Hospital de Ensino no período de 03 de setembro a 22 de outubro de 2014 por quatro discentes do curso de enfermagem do 6º semestre de enfermagem do Módulo Práticas Interdisciplinares VI da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) com a supervisão de uma docente enfermeira. Participaram das atividades um grupo de doze gestantes com DMG, independente do trimestre de gestação que se encontravam todas estavam cientes das ações. As temáticas das ações educativas escolhidas foram sugeridas pelas gestantes. Os recursos visuais e lúdicos utilizados durante as ações incentivaram a aprendizagem. IMPACTOS: Para gerar impactos positivos junto à família e a comunidade em casos de intervenções, são necessárias ações educativas dirigidas a problemas específicos detectados nas gestantes (BRASIL, 2010). As principais temáticas abordadas nas atividades educativas com as gestantes foram: a influência da diabetes na gestação, patologias gestacionais como hipertensão gestacional e pré-eclâmpsia, cuidados com o recém nascido,  amamentação, sexualidade durante a gestação e motivos para internações do bebê na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN). Observamos que as gestantes demonstraram interesse e participaram ativamente das ações de educação em saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Essa atividade vai de encontro com o preconizado pelas políticas públicas relacionadas à gestação de alto risco. Além disso, a educação em saúde realizada com as mulheres proporcionou a criação de vínculo entre os estudantes e docentes com a comunidade e trouxe contribuições para o ensino e aprendizagem com estímulo a realização de pesquisas sobre a temática.

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Gestação de alto risco: manual técnico / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 2012. 5 ed, 302 p.

 

REHDER, P. M. et al. Resultados gestacionais e neonatais em mulheres com rastreamento positivo para diabetes mellitus e teste oral de tolerância à glicose – 100g normal. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, 2011; 33(2):81-6. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbgo/v33n2/v33n2a05. Acesso em 23 de outubro de 2014.

RUDGE M.V.C., et al. Pesquisa translacional em diabetes melito gestacional e hiperglicemia gestacional leve: conhecimento atual e nossa experiência. Arquivo Brasileiro de Endocrinologia Metabólica, 2013; 57(7):497-508. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/abem/v57n7/01.pdf. Acesso em 25 de outubro de 2014.

 

SANTOS DTA, CAMPOS CSM, DUARTE ML. Perfil das patologias prevalentes na gestação de alto risco em uma maternidade escola de Maceió, Alagoas, Brasil. Revista Brasileira Medicina de Família e Comunidade. 2014; 9(30):13-22. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc9(30)687. Acesso em 25 de outubro de 2014.