Última alteração: 2014-11-09
Resumo
INTRODUÇÃO O Acolhimento é uma estratégia de mudança no processo de trabalho das equipes de Estratégia de Saúde da Família, com o intuito de atender o usuário do Sistema Único de Saúde de maneira integral e orientada. Vivenciando a rotina de atendimento na Unidade Básica de Saúde da Família Itamaracá, os acadêmicos do segundo semestre de Medicina da Universidade Anhanguera-Uniderp desenvolveram um plano de ação com o objetivo de sensibilizar os profissionais sobre a importância da reorganização do Acolhimento ao usuário. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA O plano de ação foi realizado por meio de oficinas, organizadas em quatro encontros, oferecendo a oportunidade aos funcionários de relatarem suas experiências sobre Acolhimento em seu local de trabalho. IMPACTOS Após esta atividade foi observado que a prática do Acolhimento vem sendo discutida com maior frequência na UBSF e que os profissionais se prontificaram a executá-lo, em especial em estabelecer uma escala para a realização de um primeiro atendimento na porta de entrada. CONSIDERAÇÕES FINAIS Buscando melhorar o atendimento na UBSF Itamaracá, conseguimos, de forma dinâmica, sensibilizar os profissionais da Unidade sobre a importância da prática do Acolhimento na tentativa de enxergar o usuário de maneira integral e garantir um acesso mais eficiente aos serviços prestados pela Estratégia de Saúde da Família. Contudo, para que o plano de ação seja efetivo, é preciso que os funcionários da UBSF deem continuidade ao projeto.
Palavras-chave
Referências
PEREIRA, RPA. O Acolhimento e a Estratégia Saúde da Família. Grupo de Estudos em Saúde da Família. AMMFC: Belo Horizonte, 2006.
Garuzi M, Achitti MCO, Sato CA, Rocha SA, Spagnuolo RS. Acolhimento na Estratégia Saúde da Família: revisão integrativa. Rev Panam Salud Publica. 2014; 35(2):144–9.