Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
Dia Sem Tensão: sensibilização dos hipertensos
Natalia Barros Lourenco, Grazieli Siglinski de Oliveira, Maria Laura Siufi do Amaral, Ellen Cristina Gaetti Jardim, Rafaela Araújo Vieira, Renata Peixoto Abrão

Última alteração: 2014-11-08

Resumo


Introdução

A atenção básica de saúde preconiza as ações de prevenção e promoção da saúde. Tendo como ponto de partida essa premissa e munido de dados epidemiológicos colhidos na área coberta pela Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Iracy Coelho, verificou-se que tais ações não acontecem da maneira esperada, já que a Roda do Hipertenso, programa criado para instruir os pacientes, possui baixa adesão.

Vivenciando essa realidade os acadêmicos do primeiro ano do curso de Medicina da Uniderp-Anhanguera, inseridos no módulo Programa Interinstitucional de Interação Ensino-Serviço-Comunidade (PINESC) em parceria com a equipe de saúde da referida UBSF, desenvolveram um plano de ação com o objetivo de sensibilizar e informar quanto aos cuidados individuais-tratamento medicamentoso; predisposição- e coletivos- hábitos de vida saudáveis, através da Roda do Hipertenso. Pois, a cada ano, 300 mil brasileiros são vitimados pelas doenças cardiovasculares, principalmente causadas pela hipertensão.  As pessoas que têm maior risco de se tornarem hipertensas são aquelas que têm costumes alimentares inadequados, são sedentárias, etilistas, diabéticas ou têm familiares hipertensos.

Descrição da experiência

Para a execução do plano de ação, foi criado o dia sem tensão.  Momento destinado à sensibilização e orientação da população local através de uma atividade dinâmica na Roda do Hipertenso.

Durante o mês de setembro os acadêmicos e os agentes comunitários de saúde (ACS) da equipe entregaram panfletos com o intuito de mobilizar a população hipertensa e convidá-los para o Dia sem Tensão.

O encontro foi realizado na própria UBSF Iracy Coelho. Por meio de um vídeo disparador de reflexão, que promoveu uma roda de discussão, os hipertensos foram divididos em três grupos juntamente com uma dupla das acadêmicas e realizou-se uma dinâmica com balões que continham perguntas a fim de sanar as dúvidas dos pacientes. Para finalizar, houve acompanhamento da aferição de pressão e teste de glicemia, junto às técnicas de enfermagem.

Impactos

As visitas realizadas pelos acadêmicos foi uma estratégia de motivação e participação dos convidados, pois foi observado que a maioria da população visitada compareceu a Roda do Hipertenso. Consequentemente, o reconhecimento dos convidados pelos acadêmicos fez com que a dinâmica fluísse de maneira descontraída, levando a uma participação ativa dos usuários, principal impacto de sensibilização.

Excelentes expectativas foram depositadas para a próxima roda devido aos relatos de satisfação dos participantes, que declararam vontade de participar novamente de uma atividade divertida e educativa como a que ocorreu.

Considerações Finais

Os usuários que compareceram ao acompanhamento coletivo- Dia sem tensão na Roda do Hipertenso- elogiaram a atividade e a descreveram como uma nova forma de valorizar a saúde. Contudo, ainda existem desafios a serem ultrapassados, como o aumento da adesão para atender a toda demanda e o cuidado longitudinal. Espera-se que a próxima Roda comporte um maior percentual de pessoas, devido a dinâmica interdisciplinar, não somente entre equipe, mas equipe, acadêmicos e usuários.


Palavras-chave


Acompanhamento coletivo; sensibilização; mudanças de hábitos.

Referências


Simões, M.V.; Schmidt, A. Hipertensão arterial como fator de risco para doenças cardiovasculares. Medicina, Ribeirão Preto, 29: 214-219, 1996.

Brandão, A. P. et al. Epidemiologia da Hipertensão Arterial. Rev. Soc. Cardiol. Estado de São Paulo. 13(1): 7-19, 2003.


SCHIMITH, M.D.; LIMA, M.A.D.S. Acolhimento e vínculo em uma equipe do Programa Saúde da Família. Cad. Saúde Pública, 20(6):1487-1494, 2004.

Brasil. Ministério da saúde. Banco. De dados do sistema único de saúde- DATASUS 2013.