Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
MÉTODO ALTADIR DE PLANIFICAÇÃO POPULAR (MAPP) APLICADO NA UBSF ALVES PEREIRA, CAMPO GRANDE MS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Luciana Rocha Costa, Lary Carla Matheos de Lima, Emily Dourado Rastelli, Daniela Christine Aguirre de Farias, Rosely Almeida Souza

Última alteração: 2014-11-09

Resumo


Introdução: O MAPP consiste no método de eleição para planejamento no nível local, especialmente nos altamente descentralizados, possui como objetivo viabilizar a planificação a partir de uma base popular, além de favorecer o comprometimento da comunidade e de suas lideranças com a análise e enfrentamento de seus problemas. O MAPP possui os seguintes passos (TANCREDI; BARRIOS; FERREIRA, 1998): seleção dos problemas do plano; descrição do problema; explicação do problema; desenho da situação objetivo; seleção dos nós críticos; desenhos das operações e demandas de operações; definição das responsabilidades pelas operações; definição de responsáveis pelas demandas de operação; avaliação e cálculo dos recursos necessários para desenvolver as operações; identificação de atores sociais relevantes e sua motivação frente ao plano; identificação de recursos críticos para desenvolver as operações; identificação dos atores que controlam os recursos; seleção de trajetórias; análise de vulnerabilidade do plano; e desenho de sistema de prestação de contas.

Descrição da experiência: Durante a Prática Específica do módulo Administração e Organização dos Serviços de Saúde II do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, desenvolvida na Unidade Básica de Saúde da Família Dr. Walfrido Ferreira de Azambuja – Alves Pereira, foi utilizado o MAPP para direcionar as ações a serem realizadas. O método possibilitou a identificação de três problemas relacionados ao processo de trabalho (falta de relação interpessoal, desorganização do almoxarifado e poluição visual) e a dois indicadores assistenciais (indicador baixo do exame clínico das mamas e do exame colpocitologia oncótica cervical).

Impactos: As intervenções propostas foram aceitas pelo gerente, que sugeriu ainda outras ações a serem realizadas, e também por toda equipe. Além disso, as ações foram desenvolvidas dentro do cronograma proposto.

Considerações finais: A partir da experiência do grupo, destaca-se a importância da utilização do MAPP como uma ferramenta que auxilia no planejamento em saúde para que as ações propostas sejam efetivas e de acordo com a real necessidade da população assistida.


Palavras-chave


Enfermagem; Planejamento em Saúde; Administração de Serviços de Saúde

Referências


TANCREDI, F. B.; BARRIOS, S. R. L.; FERREIRA, J. H. G. Planejamento em saúde. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 1998. (Série Saúde & Cidadania). Disponível em:<http://www.bvs-sp.fsp.usp.br/tecom/docs/1998/tan001.pdf>. Acesso em: 11 set. 2014.