Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
AÇÃO EDUCATIVA PARA A PREVENÇÃO DE ACIDENTES DOMÉSTICOS NA MELHOR IDADE
Adriana Ferreira Modesto de Oliveira, Mayara Pereira de Souza, Pamela Cristina Pilatte, Meyene Duque Weber, Fernanda Teixeira Furlan Chico, Mara Lisiane Moraes dos Santos

Última alteração: 2014-11-08

Resumo


Introdução: Os idosos são vulneráveis a quedas, e à medida que a idade avança, os riscos de quedas e suas consequências na saúde desta população tornam-se mais importantes.  Os agravos causados por esses acidentes têm sido alarmantes nos últimos anos e as quedas geralmente são responsáveis pela perda da autonomia e da independência do idoso, causando incapacidades temporárias ou permanentes.

O objetivo do encontro é relatar uma experiência de educação em saúde sobre acidentes domésticos na melhor idade realizada por estudantes do segundo semestre do curso de fisioterapia junto a idosos de um Centro de Convivência de Idosos na cidade de Campo Grande/MS.

Descrição da Experiência: A ação educativa objetivou a abordagem dos conceitos de acidente, queda e incapacidade, correlacionando-os com as situações diárias e, identificação de fatores de risco.  Inicialmente foi exposto um vídeo simulando situações vividas pelos idosos dentro de suas casas representando os riscos. Neste mesmo vídeo foram sugeridas soluções para cada situação, como por exemplo, a aplicação de barras de apoio, fixação de tapetes, adequar a altura da cama, iluminação, entre outras. Logo após, foram apresentadas imagens sobre osteoporose, artrite e artrose visando mostrar de uma forma mais visível o agravo que elas causam fisiologicamente. Durante a exposição das imagens, houve uma explicação sobre sintomas, formas de prevenção e tratamento. Finalizando, os idosos foram divididos em três grupos para fazer uma dinâmica com um jogo educativo de uma espécie de percurso, que continha pergunta sobre as doenças mostradas anteriormente e, ao mesmo tempo, houve um momento tanto de descontração quanto de resolução de dúvidas, caso aparecessem.

Impactos: Após as discussões, percebeu-se que com soluções simples e pequenas adaptações é possível se prevenir os acidentes, evitando maiores agravos. O trabalho com esse grupo foi pautado na promoção à saúde onde se buscou aumentar a autonomia e a independência do idoso. A partir desse encontro, os idosos puderam identificar em seu cotidiano agentes causadores de acidentes e corrigi-los, evitando situações de risco. Para os estudantes a ação possibilitou uma maior interação com o grupo, pois o tema foi proposto pelos próprios idosos proporcionando assim um dialogo aberto sobre suas reais necessidades. Houve muitos questionamentos sobre o tema e o grupo se propôs a responder de forma correta á todas as duvidas, melhorando assim o conhecimento dos idosos. Além disso, o encontro foi baseado na troca de experiência pois além daquilo que pesquisamos foi acrescentados relatos vividos pelos próprios idosos, enriquecendo  grandemente nosso processo de formação, e assim nos mostrando que além de gerar a educação em saúde, também devemos saber ouvir para aprender a aprender com o relato de experiência dos idosos.

 

Considerações finais: Os idosos identificaram que as causas mais comuns de quedas estavam relacionadas ao ambiente, distúrbios de equilíbrio, fragilidade dos ossos, redução da visão ou ligadas às doenças. No momento da avaliação, todos afirmaram em dizer que a temática é importante no sentido de compartilhar as formas de prevenção de acidentes, quedas no ambiente  doméstico ou adquirido devido a maus hábitos.

 


Palavras-chave


Prevenção:Acidentes:Melhor idade