Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE RELACIONADA AS DOENÇAS CRÔNICAS NA TERCEIRA IDADE
Meyene Duque Weber, Mayara Pereira de Souza, Pâmela Cristina Pilatte, Adriana Ferreira Modesto de Oliveira, Mara Lisiane Moraes dos Santos

Última alteração: 2014-11-08

Resumo


Introdução: A população na qual o projeto de Educação em Saúde ocorre são os idosos. Tal população é acometida por diversos agravos, entre eles o Mal de Parkinson e Alzheimer, sendo este o tema da ação educativa. Essas doenças ocorrem com expressiva prevalência entre os idosos, sendo um assunto de vital importância a ser tratado com quem é mais vulnerável. A promoção e a prevenção da saúde são colocadas como ponto primordial, não enfatizando a doença em si.

Descrição da Experiência: O encontro foi promovido por acadêmicos do 2º semestre do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), supervisionado pela professora Mara Lisiane Moraes dos Santos, docente da disciplina Processo Saúde e Doença, Estilo e Qualidade de Vida II. O local escolhido foi o Centro de Convivência do Idoso (CCI) Edmundo Schneumann. Quinzenalmente, um tema diferente é abordado em cada encontro, das 09h:00min as 10h:00min, entre os meses de agosto e novembro de 2014.

Os idosos solicitaram que tais assuntos fossem debatidos com os acadêmicos. No início do encontro houve a explicação das doenças e a apresentação de seus sintomas para facilitar o diagnóstico precoce. Imagens foram coladas nas costas dos idosos para que os outros fizessem mímica e, o idoso com a imagem do sintoma deveria reconhecê-la e dizer à qual doença pertencia – Parkinson ou Alzheimer. Depois disso, foram feitos dois painéis, cada um contendo cinco sintomas das respectivas doenças, tendo novamente uma breve explicação dos mesmos. Durante toda a abordagem, além dos sintomas e de aspectos específicos das doenças, foram destacados a detecção precoce, formas de prevenção e de como a Rede de Atenção à Saúde promove o cuidado de pessoas acometidas por estes agravos. Para finalizar, foram entregues folders explicativos para promoção e prevenção da saúde da população, e uma mensagem motivacional para cada idoso.

Impactos: O grupo trabalhou de forma dinâmica e objetiva, a fim de esclarecer as dúvidas sobre o tema tratado e encorajá-los a cuidar da saúde. Foi esclarecedor para ambas as partes, mostrando novamente a carência de informação pela maioria dos participantes. Além disso, o tema nos proporcionou uma vivência necessária para se trabalhar, visto que essa é uma classe pertencente à nossa realidade profissional.

Considerações Finais: Houveram muitas perguntas durante as explicações, mostrando o interesse da população pelo assunto. Respondemos de acordo com o nosso conhecimento, e quando necessário, houve o auxilio da docente que supervisionava o encontro. Quando encerramos, era visível que o conhecimento adquirido tinha acrescentado grandiosamente na individualidade de cada um.