Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

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A CONSTRUÇÃO DO SABER ENTRE A COMUNIDADE E ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Bruna de Lemos Costa, Bruna Lorrany Bartolomei de Souza, Ana Paula de Assis Sales da Silva

Última alteração: 2014-11-08

Resumo


Introdução: A educação em saúde evidencia-se como uma ação pedagógica que objetiva à propagação de informações em grupo e individuais, uma estratégia adotada com o propósito de promover a saúde e prevenir agravos, fornecendo as instruções para mudanças de comportamento. Dessa forma, o enfermeiro executa um papel importante para a comunidade, pois assume a conduta de educador e propicia o empoderamento visando atingir a melhoria da saúde do indivíduo, da família e da população em geral. Descrição da experiência: Com o intuito de explorar o movimento “outubro: o mês rosa”, acadêmicas do segundo semestre de enfermagem durante o módulo Práticas Interdisciplinares II realizaram uma educação em saúde na UBSF Jardim Botafogo abordando o tema “hepatites virais” com o objetivo de provocar a aprendizagem de forma lúdica e causar uma reflexão sobre a grande importância da prevenção para o público de mulheres entre 20 e 80 anos no dia 2 de outubro de 2014. Antecipadamente foi elaborado e entregue um convite para a atividade que possuiu o intuito de simbolizar a relevância da presença de todas e estimular a auto valorização. No dia do evento, inicialmente foi apresentado um curto vídeo contendo informações básicas de hepatites virais, logo em seguida foi introduzida uma dinâmica que consistiu em realizar, ao som de música animada, uma batata quente com balões que ao serem estourados possuíam questionamentos sobre o tema, dessa forma a mulher em que parasse o balão poderia iniciar a discussão para conhecer a doença e compartilhar experiências com o grupo. Ao longo do debate, as acadêmicas eliminaram dúvidas e complementaram a conversa partindo então para a entrega de brindes para as mulheres, ao final foram distribuídos kits contendo camisinha, folder informativo e doces. Impactos: A experiência de poder executar tal educação em saúde proporcionou aos acadêmicos de enfermagem o exercício da habilidade interpessoal e de articulação, mas principalmente salientou a visão de como o vínculo entre a comunidade e os profissionais de saúde pode fazer a diferença no momento de despertar conscientização para medidas positivas e transformadoras. Para o público observou-se que ação possibilitou que todas as mulheres se sentissem acolhidas e incentivadas à obter informações e tirar suas dúvidas, o que as tornaram participantes ativas na construção e obtenção de conhecimento.Considerações finais: Sendo assim, fica evidente a necessidade da realização da educação em saúde, pois  possibilita a comunicação usuário-unidade na atenção primária e desenvolve nas pessoas o senso de responsabilidade pela sua própria saúde e pela saúde da comunidade. Para isso a formação acadêmica do enfermeiro deve ser paramentada para tal atuação para que o mesmo execute uma assistência holística e humanizada.


Palavras-chave


Enfermagem;educação em saúde; atenção básica.