Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA COMPARTILHADA COM MULHERES NO OUTUBRO ROSA
Andriely Gomes Dos Santos, Ana Maria Souza Matozo, Ana Karoline da Silva, Ana Paula de Assis Sales

Última alteração: 2014-11-08

Resumo


Introdução: A Educação em Saúde é um instrumento com tom didático para instruir a população de forma a aderir às práticas de promoção e prevenção, além de estimular mudança de comportamento pessoal em relação à própria saúde.  Para atingir o objetivo de sua atividade privativa, o enfermeiro deve utilizar de alguns instrumentos básicos da enfermagem, tais quais criatividade, planejamento, trabalho em equipe e comunicação. Descrição da experiência: Uma educação em saúde desenvolvida em prática na UBSF – Jardim Botafogo por alunas do segundo semestre. Com a temática do Outubro Rosa, a educação teve a intenção de realizar de uma roda de conversa com mulheres, na qual foi abordado o tema depressão. Foi possível, por meio de mecanismos de criatividade, como dinâmicas e som ambiente, atrair a atenção das mulheres para que elas percebessem o quão agressiva é a doença, e como o seu processo pernicioso altera a qualidade de vida. O objetivo foi de propiciar o conhecimento da doença, dos sintomas, possibilidades de tratamento e desmistificar os medos e as angústias. As mulheres foram colocadas como participantes ativas de sua própria história.  Impactos: Esta vivência propiciou uma correlação direta entre a ação e a reflexão. Para cada aluna, esse momento adquiriu grande carga emocional e grande expansão pessoal. Em campo de atuação, as educações em saúde caracterizam-se como facilitadoras das descobertas e reflexões dos sujeitos. Por fim, para a comunidade, a roda de conversa desenvolvida contribuiu para fossem expressos seus pensamentos, sentimentos, opiniões, acerca do assunto, de maneira espontânea - contribuindo para a troca de experiência entre as participantes. Considerações finais: A educação em saúde caracteriza-se, portanto, como uma atividade essencial, a comunidade sente-se carente neste quesito. Frente às situações encontradas, percebeu-se a importância da equipe do NASF para a atenção primária à saúde. Toda a experiência possibilitou a aproximação da teoria com a prática, concretizando o entendimento da realidade. Foi possível compreender que devem ser levadas em consideração as crenças, dificuldades, e o ser de forma integral. O respeito é imprescindível diante das situações encontradas, pois cada pessoa deve ser vista como única para que se sinta acolhida.


Palavras-chave


Educação em Saúde; Promoção em Saúde;Enfermagem

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.  Política Nacional de Atenção Básica. Brasília : Ministério da Saúde, 2012.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização. Política Nacional de Humanização. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.

BERBEL, D. B; RIGOLIN, C. C. D. Educação e promoção de saúde no Brasil através de campanhas públicas. Revista Brasileira de ciência, Tecnologia e Sociedade. São Paulo, v. 2, n. 1, p. 25-38, jan/jun, 2011.

 

ROZENTHAL, M.; LAKS, J.; ENGELHARTD, E. Aspectos neuropsicológicos da depressão. Psiquiatr. , Rio Grande do Sul, v. 26, n. 2, p. 204-212, maio/ago. 2004.