Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
Perfil epidemiológico das crianças com queimaduras internadas na Santa Casa de Campo Grande - MS
Lydiane Poiato Castelani, Natali Camposano Calças, Eliane de Oliveira França Alves, Luciana Martinelli Venhofen Tavares, Carlos Alberto Eloy Tavares

Última alteração: 2014-11-05

Resumo


Introdução: Queimadura é um trauma de grande complexidade e, possui repercussões sociais, econômicas e de saúde pública, pois necessita de tratamento multidisciplinar e de alto conhecimento dos profissionais sobre a área. Os registros de acidentes domésticos provocados por queimaduras apontam serem as crianças as vítimas mais afetadas, em virtude do seu comportamento e ausência de noção do perigo, apresentando maior risco de se queimarem. Estes fatores associados à negligência dos familiares facilitam os acidentes, além de poucos dados e informações disponíveis para orientar programas de prevenção Objetivos: Identificar o perfil epidemiológico de crianças vítimas de queimadura internadas no setor de queimados de uma hospital de referências em queimaduras de MS, relacionando os dados quanto a faixa etária, gênero, agente causador e grau de queimaduras, além de analisar os métodos de prevenção de agravos com ênfase na atenção primária e na linha de cuidado. Método: Estudo retrospectivo com dados obtidos do registro de queimados da Associação Beneficente de Campo Grande - Santa Casa/MS, internados no período de maio 2012 a maio 2013. As 57 crianças estudadas foram analisadas quanto a faixa etária (0-3anos), (4-6anos), (7-10anos), gênero, agente causador (líquidos aquecidos, líquidos inflamáveis, agente elétrico e outros) e grau de queimadura (1º e 2º grau), (somente de 2º grau) e (2º e 3º grau). Para análise dos dados foi utilizado o programa Microsoft Office Excel 2007. Resultados: O gênero masculino (66%) apresentou prevalência de queimadura em todas as faixas etárias. O líquido aquecido foi o agente responsável por (65%) dos agravos, principalmente na faixa etária de 0-3 anos que, nesta mesma faixa etária apresentou (42,10%) de queimadura somente em segundo grau e (21,05%) em 1º e 2º grau. Conclusão: O gênero masculino e o agente causador líquidos aquecidos apresentaram maior porcentagem de queimaduras em crianças.  É necessário a educação em saúde para orientar as famílias na prevenção de queimaduras, além de ações intersetoriais que proporcionam na atenção primária e na linha de cuidado o intuito de aprimorar a qualidade de vida destas crianças.


Palavras-chave


Queimadura infantil; Prevenção; Linha de Cuidado

Referências


1. Souza AA, Mattar CA, Almeida PCC, Faiwichow L, Fernandes FS, Neto ECA, et al. Perfil epidemiológico dos pacientes internados na Unidade de Queimaduras do Hospital Servidor Público Estadual de São Paulo. Rev Bras Queimaduras. 2009;8(3):87-90.

2. Avelar JM. Reconstrução da orelha pós-queimadura. RevBrasQueimaduras. 2009;8(1):42-50.

3. Rocha HJS, Lira SVG, Abreu RNDC, Xavier EP, Viera LJES. Perfil dos acidentes por líquidos aquecidos em crianças atendidas em centro de referência de Fortaleza. RevBrasPromoç Saúde. 2007;20(2):86-91.