Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

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ANÁLISE DE UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A PSICOLOGIA
Nauristela Ferreira Paniago Damasceno, Natália Müller

Última alteração: 2014-11-08

Resumo


Introdução: as Diretrizes Curriculares Nacionais - DCN constituem-se de orientações sobre princípios, fundamentos, condições de oferecimento e procedimentos para o planejamento, implantação e avaliação de cursos de graduação no Brasil. Essas orientações, de uma forma geral, baseiam-se no perfil do profissional que se deseja formar e procuram indicar as competências e as habilidades necessárias para que o futuro profissional atenda ao perfil demandado. No que se refere aos cursos de graduação em Psicologia, do currículo mínimo às DCN passaram-se 42 anos de debates, conflitos, avanços e retrocessos na formação, entre os psicólogos dos diversos segmentos e também com outras profissões. Objetivo: análise de um Projeto Político Pedagógico - PPP de um curso de graduação em Psicologia de uma universidade pública, da região centro-oeste, a partir dos principais processos históricos relacionados à regulamentação da profissão e das DCN para os cursos de Graduação em Psicologia. Metodologia: trata-se de uma pesquisa bibliográfica exploratória que utilizou como fontes de pesquisa, algumas produções sobre a história da Psicologia no Brasil, normas que regulamentam a profissão, Resoluções e Pareceres do Conselho Nacional de Educação – CNE. No que se refere ao campo do currículo referencia-se em uma concepção crítica, considerando-o como um processo complexo inserido em um determinado contexto histórico e social, influenciado por múltiplos agentes, com diferentes valores e intenções, e determinado por relações de poder que impõe os conhecimentos considerados mais relevantes.  Resultados: foi possível perceber que o PPP analisado organiza-se formalmente de acordo com o estabelecido nas DCN para os cursos de graduação em Psicologia, embora permaneçam pontos contraditórios que podem indicar dificuldades para concretizar o previsto no mesmo. Entre esses pontos destaca-se a ausência de algumas informações sobre a avaliação do curso e sobre a forma como se efetivariam algumas atividades inseridas no PPP, como a aprendizagem em equipe multidisciplinar e a articulação entre o Plano de Desenvolvimento Institucional da instituição e o curso de Psicologia. Considerando a história da Psicologia, as mudanças no campo de atuação do psicólogo e o currículo como uma construção, percebe-se que ocorreram muitos avanços e que a formação do psicólogo ainda carece de um diálogo mais próximo com a realidade.

Palavras-chave


Currículo; Projeto Político Pedagógico; Diretrizes Curriculares Nacionais; Formação em Psicologia.

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