Última alteração: 2014-11-08
Resumo
INTRODUÇÃO: O mundo atual enfrenta uma mudança nos seus padrões de doenças devido aos estilos e hábitos de vida, levando a um aumento na prevalência de doenças crônicas, tais como a Diabetes Mellitus Tipo II e a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Acadêmicos do curso de medicina do 2o período da Universidade Anhanguera Uniderp e Equipe Básica de Saúde da Família Maria Aparecida Pedrossian analisaram os dados disponíveis no Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) constatando a reduzida adesão desse grupo de risco ao acompanhamento por esta. Sendo assim, foi estabelecido como objetivo do plano de ação sensibilizar quanto a mudança de hábitos de vida, a conduta preventiva e, concomitantemente, o tratamento medicamentoso.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES: Foram realizadas atividades como aferição das medidas antropométricas; exame da glicemia capilar; café da manhã estruturado de acordo com as restrições alimentares do grupo alvo; mesa redonda abordando temas pertinentes a esse grupo e alongamento com as acadêmicas de educação física da Unigran. Dois encontros já foram realizados na UBSF: o primeiro desenvolvido dia 03/09/2014, focou-se no desenvolvimento de uma ação educativa abordando a fisiopatologia da HAS e Diabetes Mellitus tipo II e a importância da adaptação de dietas específicas para sua condição de saúde com orientações das acadêmicas de nutrição da Universidade Anhanguera Uniderp. No segundo encontro do dia 12/10/2014, foi abordado o tema do exame do pé diabético e sua importância para que depois pudéssemos executá-lo, como também a orientação de exercícios físicos práticos para serem realizados no domicílio. Durante os encontros, houve a participação de cerca de 10 pessoas. Por meio das oficinas, também, buscamos reforçar o vínculo entre nós e os pacientes, diminuindo a resistência dos mesmos às indicações de tratamento. Na execução destas, foi imprescindível a participação dos agentes comunitários, da enfermeira, dentista, das técnicas de enfermagem e auxiliar de saúde bucal.
IMPACTOS: O devido projeto se mostrou bastante efetivo para aqueles que participaram, pois estimula a promoção, prevenção e reabilitação da saúde tanto para o grupo de risco quanto para seus familiares. Para a equipe de profissionais envolvidos também se mostrou positiva por envolve-lo e promover integração e motivação destes em prol de mudanças nas ações desenvolvidas na UBSF para que sejam mais frequentes e efetivas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Observou-se ativa participação dos integrantes da equipe. Durante o desenvolvimento do projeto, destacou-se a necessidade de parceria com equipe do NASF para a viabilização do plano a longo prazo. Esse projeto terá continuidade com a Caminhada dos Hipertensos e Diabéticos como também transferência deste para a equipe de saúde da UBSF MAPE 008 que o desenvolvera através de encontros mensais.