Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
Mais saúde e menos remédios para os hipertensos e diabéticos motivados pelos acadêmicos de Medicina da Universidade Anhanguera Uniderp
Marcella Okunami Pinheiro Brisolla, Ana Carolina Sawaris Neto, Camila Ávila Santi, Carlo César Simioli Garcia Filho, Heloisa Maria Lessa Korndorfer, João Victor Durães Gomes Oliva, Letícia de Melo Marques

Última alteração: 2014-11-08

Resumo


INTRODUÇÃO: O mundo atual enfrenta uma mudança nos seus padrões de doenças devido aos estilos e hábitos de vida, levando a um aumento na prevalência de doenças crônicas, tais como a Diabetes Mellitus Tipo II e a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Acadêmicos do curso de medicina do 2o período da Universidade Anhanguera Uniderp e Equipe Básica de Saúde da Família Maria Aparecida Pedrossian analisaram os dados disponíveis no Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) constatando a  reduzida adesão desse grupo de risco ao acompanhamento por esta. Sendo assim, foi estabelecido como objetivo do plano de ação sensibilizar quanto a mudança de hábitos de vida, a conduta preventiva e, concomitantemente, o tratamento medicamentoso.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES: Foram realizadas atividades como aferição das medidas antropométricas; exame da glicemia capilar; café da manhã estruturado de acordo com as restrições alimentares do grupo alvo; mesa redonda abordando temas pertinentes a esse grupo e alongamento com as acadêmicas de educação física da Unigran. Dois encontros já foram realizados na UBSF: o primeiro desenvolvido dia 03/09/2014, focou-se no desenvolvimento de uma ação educativa abordando a  fisiopatologia da HAS e Diabetes Mellitus tipo II e a importância da adaptação de dietas específicas para sua condição de saúde com orientações das acadêmicas de nutrição da Universidade Anhanguera Uniderp. No segundo encontro do dia 12/10/2014, foi abordado o tema do exame do pé diabético e sua importância para que depois pudéssemos executá-lo, como também a orientação de exercícios físicos práticos para serem realizados  no domicílio. Durante os encontros, houve a participação de cerca de 10 pessoas. Por meio das oficinas, também, buscamos reforçar o vínculo entre nós e os pacientes, diminuindo a resistência dos mesmos às indicações de tratamento. Na execução destas, foi imprescindível a participação dos agentes comunitários, da enfermeira, dentista, das técnicas de enfermagem e auxiliar de saúde bucal.

IMPACTOS: O devido projeto se mostrou bastante efetivo para aqueles que participaram, pois estimula a promoção, prevenção e reabilitação da saúde tanto para o grupo de risco quanto para seus familiares. Para a equipe de profissionais envolvidos também se mostrou positiva por envolve-lo e promover integração e motivação destes em prol de mudanças nas ações desenvolvidas na UBSF para que sejam mais frequentes e efetivas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: Observou-se ativa participação dos integrantes da equipe. Durante o desenvolvimento do projeto, destacou-se a necessidade de parceria com equipe do NASF para a viabilização do plano a longo prazo. Esse projeto terá continuidade com a Caminhada dos Hipertensos e Diabéticos como também transferência deste para a equipe de saúde da UBSF MAPE 008 que o desenvolvera através de encontros mensais.


Palavras-chave


Equipe básica de saúde da família; mudança de hábitos de vida; hipertensos e diabéticos.