Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

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PERSPECTIVA DE UM FACILITADOR NO VER-SUS
Lucas Bianchi Bianchi Nunes, Ursulla Vilella Andrade

Última alteração: 2014-11-08

Resumo


Introdução: O estágio VER-SUS é um estágio de vivência do Sistema Único de Saúde (SUS) do país oferecido pelo Ministério da Saúde juntamente com as Secretarias de Saúde de diversas cidades de vários estados do Brasil. Durante 7 a 15 dias, acadêmicos de várias áreas do conhecimentos se reúnem em pequenos grupos para conhecer o sistema de saúde de um município. Durante a vivência, há a discussão da realidade do sistema confrontando a teoria à prática, debatendo com os colegas as experiências, tendo reflexões diárias e amadurecendo a própria opinião à respeito da condução das praticas na saúde. Para direcionar os debates e responsabilizar-se pelo grupo, há a figura do facilitador, um vivente que tem a obrigação de instigar discussões sobre a realidade observada. Descrição da experiência: Este relato visa descrever observações da experiência de um facilitador em duas edições do projeto VER-SUS. Os viventes seguem um cronograma de atividades que envolve visitas a UBS's, hospitais, serviços sanitários, creches, clinicas. Após às visitas, os viventes devem discutir sobre a vivencia. Fechando o dia, devem descrever a experiência vivida na página online do projeto, onde esse material será armazenado. A partir das experiências e discussões dos dias imersos no projeto, é produzido um relato de experiência. Impactos: Participei como facilitador em duas edições, cada uma com particularidades. No geral, identifica-se que a graduação investe pouco na multiprofissionalidade e há a falta de diálogo nas áreas da saúde dentro da formação, por outro lado, o projeto estimula a corresponsabilização, o diálogo entre acadêmicos/profissionais/usuários/ e posteriormente a criação de um pensamento crítico sobre o sistema de saúde em loco. Considerações finais: Nestas vivências pode-se observar que o VER-SUS produz pensamento crítico nos viventes de forma que estes se mobilizam para produzir novas discussões relacionados ao SUS, à formação e ao próprio projeto. O despertar do protagonismo estudantil se tornou resultado e a marca registrada deste evento. Conclue-se que o VER-SUS inspira mudanças, uma vez egresso do projeto, o acadêmico se mobiliza com a construção de coletivos, grupos de discussão e trabalhos além da divulgação do evento e seus benefícios.