Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
Ações de intervenção do PET-Saúde Vigilância em temáticas álcool, tabaco e outras drogas em escolas municipais
Ane Karoline Amorim Oliveira, Lauro Monteiro Araújo Filho, Geórgia Mitiko Felizarda Missao, Gabrielle Ferreira Melo, Cristiane Maachar, Milca Lopes de Oliveira, maria sueli mendes nogueira

Última alteração: 2014-11-12

Resumo


Introdução: O PET-SAÚDE Vigilância é um Programa Interinstitucional dos Ministérios da Saúde e da Educação. Participam acadêmicos de diversos cursosda área da saúde deinstituições de ensino superior e profissionais de saúde que atuam no SUS. Um dos projetos do PET-SAÚDE Vigilância da UFMS/SESAU – Campo Grande-MS tem como objetivo sensibilizar e desenvolver ações de prevenção em temáticas como álcool, tabaco e outras drogas.

Descrição da experiência: As atividades desse grupo estão acontecendo em dois momentos: Pesquisa e Ações de Intervenção. O objetivo desse trabalho é apresentar ações de intervenção realizadas pelos petianos desse grupo UFMS/SESAU em duas escolas municipais com um grupo de alunos voluntários do 5º. ao 9º. anos. Essas ações vêm permitindo a construção de conhecimentos e criação de vínculos entre os alunos das escolas e os petianos numa relação dialógica, orientadas por metodologias ativas de aprendizagem.

Impactos: Numa sequência cronológica das ações,esse grupo visitou o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas – CAPS AD – serviço de urgência e emergência para usuários da rede de saúde mental, e o Centro de Atenção Psicossocial III – CAPS III e oNúcleo de Prevenção à Violência/SESAU, no intuito de conhecer o funcionamento desses setores do SUS. Realizamos leituras de artigos e materiais técnicos, dentre eles, fascículos do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas, para buscarmosinformações sobre as temáticas a serem pesquisadas e desenvolvidas com os alunos das escolas, as quais foram alvo de debates e seminários com os petianos desse grupopara subsidiar as ações nas escolas. Petianos e preceptorasentraram nas salas para apresentar a Projeto e convidar osalunos,e encaminharam pedido de autorização dos pais.  Formou-se um grupo em cada escola no contra turno, oscilando entre 10-20 alunos.Demaio a outubro/14abordamos sobre álcool, tabaco, doenças sexualmente transmissíveis, adolescência, higiene pessoal, alimentação saudável e maconha. Utilizamos teatro, gincanas, rodas de conversa e dinâmicas de grupo. Como tema transversal, discutimos sobre felicidade, prazeres, amizades, relações familiares, autoestima e projetos de vida.

Considerações finais:Aprendemos a importância do profissional da saúde no fortalecimentodas redes de proteção aos fatores de risco para a violência e uso de substâncias psicoativas, por meio de ações intersetoriais e integralizadas no cuidado e atenção, criamos vínculo com os alunos das escolas o que favoreceu a participação dos mesmos no Projeto, troca de saberes com os alunos e professores da rede pública, o incentivo ao diálogo e orientação a respeito do uso de drogas e seus efeitos, a partir da perspectiva da redução de danos a fim de promover a saúde e a prevenção ao uso de algumas drogas. Tivemos como maior dificuldade a conciliação dos horários dos petianos, muitas vezes incompatíveis devido às atividades específicas de cada um em seus cursos.


Palavras-chave


PET UFMS - Àcool Drogas e Violência

Referências


Programa - PET - Saúde -Vigilância em Saúde