Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

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Relato de Experiência, comparando o Projeto Rondon com o VER-SUS.
Nayara Cristaldo Maciel, J. E. Werle

Última alteração: 2014-11-09

Resumo


INTRODUÇÃO: O Projeto Rondon teve suas primeiras atividades em julho de 1967, com o intuito de levar os acadêmicos, das diversas áreas do conhecimento, para rotina da comunidade mais abastada promovendo nos universitários o espírito de reflexão e comprometimento com o próximo. O Programa de Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, VER-SUS, tem seus primeiros passos no ano de 2002, levando estudantes do ensino superior, para junto do cotidiano dos profissionais, gestores e usuários do sistema. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O projeto de Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, VER-SUS e o Projeto Rondon são projetos que acrescentam experiências tanto na vida acadêmica, quanto pessoal. Enquanto vivente o acadêmico baseia-se na realidade de cada local e as disponibilidades dos profissionais quanto à necessidade da população, conhecendo a dificuldade e as disponibilidades que o município possui. O VER-SUS proporciona acompanhar a realidade de diferentes profissionais, sua rotina e a integração de todas as áreas para o bem estar do usuário do Sistema Único de Saúde. Como também a função e o objetivo de cada núcleo de apoio, projeto e ações promovidos.  Já o Rondonista viabiliza a prestação de assistência voluntaria e serviços a comunidade local, integrando vários cursos e repassando conhecimentos, como também obtendo. São oferecidos nos dias de extensão do projeto: ações educativas em escolas, trabalhando temas em que os alunos mais enfrentam dificuldades, orientações e visitas domiciliares em famílias mais carentes e afastadas, assim verificando o modo em que elas vivem, uso correto de medicamento, condições de moradia, realizando feira para toda a população e desse modo promovendo assistência com o recurso que temos em mãos. O projeto é uma oportunidade ímpar para o acadêmico conhecer realidades de outros locais, de outras comunidades e estando sempre disposto a um abraço e um sorriso acolhedor. IMPACTOS: Estar em contato com pessoas diferentes, realidades distintas e poder levar um pouco do saber ao próximo, ou uma mão amiga a quem precisa, é indescritível, um crescimento profissional e pessoal que não se mede. Momento em que todos os seus paradigmas são deixados de lado, e que se dispor a ajudar o próximo se torna prioridade em todos os momentos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A participação nestes projetos faz com que um olhar integral ao cidadão seja sincero e proporcionando um melhor cuidado. Ter orgulho da profissão e estar disposto a acalentar o próximo, dar um sorriso sem esperar nada em troca, oferecer um abraço carinhoso a quem não tem muito para sobreviver é o mais importante destes projetos, onde se leva para a vida inteira a experiência de ter esse contato, e o acadêmico que obtiver a oportunidade de participar de ambos ou de algum destes projetos terá a oportunidade de enxergar o ser humano com outros parâmetros.

 

 

 


Palavras-chave


Projeto Rondon; VER-SUS; Saúde Pública; Educação em Saúde