Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

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A ATUAÇÃO DO NASF JUNTO A CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
NATÁLIA DE REZENDE SOARES, MARISA DIAS ROLAN LOUREIRO

Última alteração: 2014-11-09

Resumo


A dificuldade de aprendizagem acomete crianças de diferentes idades, e é capaz de influenciar em seu desenvolvimento, acarretando várias situações neste processo, como ansiedade, problemas de socialização, relação adulto-criança, outras. OBJETIVO: Demonstrar a atuação do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) com crianças entre seis e nove anos que foram encaminhadas para atendimento psicológico individual no Centro de Assistência à Saúde do município de Maracaju/MS com problemas relacionados à dificuldade de aprendizagem. MÉTODOS: O projeto de intervenção (PI) foi desenvolvido junto a seis crianças de seis a nove anos e seus pais/responsáveis, entre maio e agosto de 2013. A técnica de abordagem utilizada, com as crianças, foi o grupo, no mesmo foram realizadas atividades lúdicas, orientações e avaliação psicomotora (inicio e final), com o intuito de indicar dificuldades relacionadas à mesma e posterior interferência no processo de aprendizagem, e com os pais/responsáveis foram realizadas orientações em grupo e individual, especificas para auxiliarem no processo das crianças. RESULTADOS: Das seis crianças que iniciaram o grupo, na primeira avaliação psicomotora obtivemos – três apresentaram dificuldades de orientação espacial, cinco dificuldades de orientação temporal, seis dificuldades em noções de direita/esquerda, quatro demonstraram retraimento social, dois dificuldades com esquema corporal e uma com linguagem; quando reaplicado avaliação, com apenas 05 crianças que concluíram, obtivemos – todas melhoraram noções de direita/esquerda, orientação espacial, concentração, socialização, linguagem e apenas duas ainda demonstravam dificuldades com esquema corporal e orientação temporal. De acordo com os pais, as atividades lúdicas e orientações, propiciou significativa melhora no processo de aprendizagem dos filhos. CONCLUSÕES: o PI indica a necessidade de existir uma articulação entre escola e família, uma vez que o processo de aprendizagem tem no núcleo familiar e educacional suas bases para formação da criança, sendo relevante também a atuação dos profissionais do NASF como apoio na reabilitação e prevenção.


Palavras-chave


Transtornos de Aprendizagem; Criança; Família