Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
CONHECIMENTO DE ACADÊMICOS DE CURSOS DE SAÚDE SOBRE O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
Marcelo Gonçalves da Silva, André Moraes da Silva, Janaina Carla de Azevedo Carvalho, Kelly Mariana Leão Petrutecelli, Layla Santana Corrêa da Silva, Jackelyne Gutierres de Almeida, Bruna Paes de Barros

Última alteração: 2014-10-30

Resumo


Introdução: As Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS), é um dispositivo de ensino, desperta o contato com o novo, a sensação de incômodo e o desejo de ação de cada participante no seu processo de formação, bem como futuramente na sua atuação profissional. O acúmulo de experiência e vivências acaba por produzir estímulos e mudanças na visão dos estudantes. Possibilita a aprendizagem, a produção de conhecimento e a experimentação desses espaços de saúde, passando por percepções distintas, construções e agregações de valores, estabelecendo relações e vínculos, bem como o desenvolvimento de ações pedagógicas voltadas para a educação permanente, transformam o VER-SUS em caráter individual e essencial, dificilmente aplicável na academia; gerando oportunidade única de uma formação contemplada por aspectos singulares jamais vistos nas universidades. Objetivo: relatar a experiência sobre alguns aspectos de vivências-estágio dos autores na realidade do Sistema Único de Saúde - SUS. Método: relato de experiências de uma Vivência-Estágio por acadêmicos da área da saúde, na realidade do SUS, ofertado pelo Ministério da Saúde. O estágio ocorreu no mês de julho de 2014, na cidade de Campo Grande - MS, contando com a participação de 35 acadêmicos de diversos cursos da área da saúde. Resultados: parte dos graduandos da área da saúde não é formada para compreender o SUS. Ainda encontra-se uma barreira entre as universidades e a inserção dos alunos no âmbito do SUS. Um dos maiores questionamentos e preocupações dos estudantes da área da saúde é a sensação de despreparo e de insegurança para atuarem nos serviços de saúde brasileiros. Inúmeros são os acadêmicos que se queixam de não saber o real funcionamento do SUS, sua gestão, suas atividades peculiares, seus objetivos e sua abrangência.Conclusão: acredita-se que vivências como a propiciada pelo VER-SUS contribuem para a formação técnica, científica e política dos alunos, na perspectiva interdisciplinar e intersetorial. Assim, torna-se imprescindível a efetivação de políticas públicas que integrem as áreas da saúde e da educação, garantindo que práticas educativas realizadas no SUS configurem dispositivos para a análise das experiências de saúde locais.

Palavras-chave


Sistema Único de Saúde; Saúde Pública; Educação; Política de Saúde

Referências


PAVONI D.S, MEDEIROS C.R.G. Processos de trabalho na Equipe Estratégia de Saúde da Família. R.B Enfermagem. 2009 Acessado em 30 de julho de 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reben/v62n2/a15v62n2.pdf> Acesso em 31 de julho de 2014.

 

MENDES, F. M. S.; FONSECA, K. A.; BRASIL, J. A.; DALBELLO-ARAUJO, M. Ver-Sus: relato de vivências na formação de Psicologia. Psicologia: Ciência e Profissão.  Brasília ,  v. 32, n. 1,   2012 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000100013&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 01  agosto de 2014.

CANÔNICO R.P, BRÊTAS A.C.P. Significado do programa vivência e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde para formação profissional na área da saúde. Acta Paul Enfermagem. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ape/v21n2/a04v21 n2.pdf> Acesso em 28 de julho de 2014.