Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Experenciando e vivenciando a visita domiciliar na área de abrangência do PSF zona norte de Manaus
Rute Silva Silva de Oliveira Patricio

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


Apresentação: A Estratégia de Saúde da Família constitui o principal vínculo do paciente com as redes de atenção em saúde. Portanto, é fundamental que o enfermeiro inserido neste contexto, conheça as características dos clientes assistidos pela unidade em que atua, pois, este conhecimento auxiliará o profissional no desenvolvimento de uma visão holística para o cuidado em saúde, focalizando os pacientes em situações de vulnerabilidade. A visita domiciliar constitui a ferramenta da ESF para identificar os pacientes em situação de vulnerabilidade, classificar o risco familiar, estratificar o risco cardiovascular, verificar a adesão ao tratamento dos pacientes, monitorar e a atualizar as informações cadastrais das famílias. Tudo isso com o intuito de estabelecer uma linha positiva de conexão entre profissionais-serviço-população. Na vida acadêmica, coloca os estudantes em contato com a realidade que os profissionais se deparam constantemente, a fim de discutir o modelo de saúde queremos realmente construir. Descrição da experiência: Trata-se de uma vivência de uma acadêmica de enfermagem na realização de visita domiciliar a um paciente idoso em pós-operatório e um hipertenso não monitorado por tratamento. A atividade ocorreu durante as aulas práticas da Saúde Coletiva II na UBSF N-23, localizada na zona Norte-Manaus. A visita foi conduzida pelo roteiro de visita domiciliar no qual constava: objetivo da visita, condição socioeconômica dos pacientes, agravo à saúde e condições de saúde atual. Para realizar a visita a acadêmica foi designada a assumir uma microárea, acompanhada com o ACS realizando as ações de competência do enfermeiro, incluindo a visita domiciliar. Considerações finais: A experiência da visita domiciliar durante a graduação em enfermagem propicia ao estudante a formação de um perfil profissional mais proativo e inovador, que busca atender às demandas sociais no campo da saúde, dotado de postura crítica diante dos obstáculos emergentes nos cenários teórico-práticos, que esquadrinha alternativas na construção de projetos em consonância com as necessidades de saúde individuais e coletivas.

Palavras-chave


Enfermagem; Visita Domiciliar, Saúde Coletiva.

Referências


BACKES, D.S.; GRANDO, M.K.; GRACIOLI, M.A.S.; PEREIRA, A.D.; COLOMÉ, J.S.; GEHLEN, M.H. Vivência inovadora no ensino de enfermagem. Escola Anna Nery (impr.), 2012, jul -set; 16 (3):597-602.

SÁ, P.T.T.; ODEH, M.M. Perfil da saúde coletiva dentro da disciplina introdução a práticas de saúde: relato de experiência. Revista Tempus Actas Saúde Coletiva. Artigo publicado no sistema em: 03/11/2013.