Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
TUTORIA NA RESIDÊNCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE: DESAFIOS NO TRABALHO INTERPROFISSIONAL
ALZIRA MARIA BAPTISTA LEWGOY, CHRISTINE WETZEL CHWETZEL, DOLORES SANCHES WUNSCH, ESALBA CARVALHO SILVEIRA, LUIZ FERNANDO CALAGE ALVARENGA, VERA LÚCIA BOSA

Última alteração: 2015-11-12

Resumo


APRESENTAÇÃO: O trabalho do docente na tutoria de campo compreende a atividade de orientação acadêmica voltada à discussão das atividades teóricas e práticas desenvolvidas pelos preceptores e residentes, no âmbito do campo de conhecimento. Integrando os núcleos de saberes e práticas das diferentes profissões que compõem a área de concentração do programa (BRASIL, 2012). OBJETIVO: Problematizar a inserção da tutoria de campo em um programa de residência integrada multiprofissional em saúde num Hospital Universitário no sul do Brasil e sua interlocução entre as áreas do saber. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A condução do processo de inserção do tutor é alicerçada na perspectiva da formação em serviço e do trabalho multiprofissional, envolvendo a articulação entre núcleos de conhecimento e de práticas. Constituindo, assim, importantes desafios para o trabalho interprofissional. Nos processos de tutoria, observamos que os residentes transportam dos cursos de graduação uma lógica de formação ainda endógena às suas profissões, bem como evidenciado nas instituições hospitalares, modelos de saúde ainda alinhados com uma proposta centrada e biomédica, constituindo-se em desafios para a consolidação de ações interdisciplinares e intersetoriais. Outro desafio refere-se à apropriação do papel do tutor a partir do marco legal. Esse papel envolve, fundamentalmente, atribuições como fomentar estratégias pedagógicas e articular ensino e serviço. Na experiência de inserção de tutoria presente neste trabalho, pode-se evidenciar que tal atribuição pressupõe o reconhecimento das trajetórias particulares das áreas de concentração da residência multiprofissional, considerando os processos de trabalho constituídos pelos trabalhadores nos cenários de prática; pressupõe também os saberes acumulados pelos sujeitos que ocupam as atividades de preceptoria e pelos residentes a partir de sua formação prévia e suas expectativas em relação ao exercício cotidiano da residência. RESULTADOS: Os desafios do trabalho interprofissional dizem respeito à articulação entre a formação e o trabalho, envolvendo a tutoria, a preceptoria de campo e de núcleo e os residentes. A tutoria contribui para potencializar a integração de saberes e experiências e dar visibilidade aos aspectos que fragmentam e desafiam a formação em serviço. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A relevância da tutoria na formação em serviço se traduz e se justifica pelo trabalho interprofissional que busca a superação das fronteiras do conhecimento imposto, sobretudo quando esse trabalho se realiza num espaço profissional em que, contraditoriamente, tem-se a exigência de um trabalho altamente especializado.

Palavras-chave


tutor; residência multiprofissional em saúde; trabalho interprofissional

Referências


BRASIL, Resolução CNRMS nº 2, de 13 de abril de 2012. Brasília. 2012

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE/ RESIDÊNCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE – HCPA/RIMS. Projeto Pedagógico Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde. Porto Alegre, 2010