Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Avaliação da qualidade da água utilizada em unidades de hemodiálise nos municípios da circunscrição da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRSMOC)
Cynthia Antunes Barbosa, Déborah Braga Oliva Rezende Audebert, Lucas Dias Gonçalves, Rodrigo Campos Almeida

Última alteração: 2015-12-14

Resumo


INTRODUÇÃO: A hemodiálise é uma terapia cujo método de filtração consiste na remoção do líquido e substâncias tóxicas do sangue, sendo a água o maior insumo consumido.   A água utilizada na hemodiálise é um indicador importante e deve ser amplamente  controlada para manter o padrão de segurança e qualidade. Contudo, para o tratamento dialítico, a água necessita passar por processo de purificação a fim de reduzir os contaminantes químicos e bacteriológicos. Na RDC 11/2014 determinam parâmetros diversos para o funcionamento dos serviços de diálise que especifica as análises mensais e semestrais que devem ser realizados em laboratórios habilitados pela Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos de Saúde (REBLAS) a fim de garantir os parâmetros adequados para atendimento ao serviço. OBJETIVO: Avaliar a qualidade da água em unidades de hemodiálise utilizando  os laudos de análise fiscal. MÉTODOS DO ESTUDO: Foi realizado um estudo descritivo avaliando-se os resultados de laudos de análise fiscal da água emitidos pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED) nos anos de 2014 e 2015 em quatro centros de hemodiálise dos municípios da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros/Minas Gerais. RESULTADOS: No total de 45 laudos de amostras de água analisadas 97,778% (n=44) das amostras foram aprovadas de acordo com parâmetros analíticos, bromatológicos e microbiológicos. Destes 2,222% (n=1) foram reprovadas por apresentarem a condutividade em desacordo com critérios definidos na RDC 11/2014. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diante da avaliação realizada a maior parte das unidades atendem à legislação vigente. Foram observados resultados favoráveis frente ao monitoramento fiscal da água para hemodiálise. Entretanto, é necessário o uso de ferramentas de avaliação, gerenciamento de riscos e a manutenção de todo o sistema de distribuição, por meio de medidas para que as unidades de hemodiálise avaliem a qualidade da água para a segurança dos pacientes.

Palavras-chave


água; avaliação; hemodiálise; qualidade.

Referências


BRASIL. ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução- RDC nº 11, de 13 de março de 2014 - Dispõe sobre os Requisitos de Boas Práticas de Funcionamento para os serviços de Diálise e dá outras providências.