Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: UMA CONSTRUÇÃO DE SABERES
Gisele Becker, Ana Luiza Marchi, Karin Cristina Cristofollini de Oliveira, Muriel Marine Delmonego, Rosangela Aperecida Borba, Tatyana Cristine Dias Mathiola, Maria Eduarda Silva Silveira, Gladys Brodersen

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


Estudos sobre os padrões alimentares de crianças e adolescentes mostram elevado consumo de alimentos industrializados, associando-se ao aumento de peso e de doenças crônicas não transmissíveis. A alimentação saudável é um direito humano básico que envolve a garantia ao acesso permanente e regular a uma prática adequada aos aspectos sociais e biológicos do indivíduo. Este é um relato de experiência de uma educação em saúde realizada por acadêmicas do 9º período do curso de graduação em enfermagem - da UNIVALI. Foi realizada no primeiro semestre de 2015 em uma escola do município de Itajaí-SC e, teve como objetivo conscientizar sobre a importância da alimentação saudável. Com a participação de 34 alunos, a atividade foi baseada na metodologia de Paulo Freire possibilitando a interação e a participação ativa dos sujeitos, iniciando com a dinâmica de abertura “Construindo Cartazes”.  Em uma roda de conversa foi apresentado os 10 passos para uma alimentação saudáveis preconizados pelo Ministério de Saúde. A partir desta atividade geradora, iniciou-se a discussão do tema, visando estimular os sujeitos às escolhas alimentares saudáveis. Para avaliar o impacto do tema nos alunos utilizou-se instrumento de escala hedônica a qual verificou que 3% dos respondentes avaliaram como “gostei” e, outros 97% como “adorei”. O ambiente escolar desenvolve papel fundamental no contato entre alunos e profissionais de saúde. Acredita-se que ações voltadas à promoção de uma vida saudável, como esta descrita, propiciem um saber crítico-reflexivo e proporcionem melhores hábitos de vida, influenciando diretamente no crescimento e desenvolvimento, na saúde e qualidade de vida.

Palavras-chave


Educação em Saúde; Promoção da Saúde; Hábitos Alimentares.

Referências


CONCEICAO, S. I. O. et al. Consumo alimentar de escolares das redes pública e privada de ensino em São Luís, Maranhão. Rev. Nutr. [online].v. 23, n. 6, p. 993-1004, 2010.