Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Programa Nacional de Avaliação dos Serviços de Saúde – PNASS: estratégias de organização no interior de São Paulo
Elen Rose Lodeiro Castanheira, Patricia Rodrigues Sanine, Luceime Olivia Nunes

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


APRESENTAÇÃO: O presente trabalho relata a experiência de planejamento e organização da avaliação de estabelecimentos de saúde de média e alta complexidade pelo Programa Nacional de Avaliação dos Serviços de Saúde em 2015, em duas regiões de saúde do centro-oeste paulista. Assinala-se a importância de interação entre gestores das três esferas de governo, universidades e serviços para o desenvolvimento de avaliações que contribuam para a melhoria da qualidade dos serviços. DESCRIÇÃO: A execução do PNASS foi coordenada pelas Universidades Federais. Para a avaliação no estado de São Paulo, a UFRGS, estabeleceu parceria com universidades estaduais paulistas. A tarefa de organizar e coordenar o trabalho de campo nas Regiões de Atenção à Saúde de Bauru e Sorocaba coube a uma equipe da FMB/UNESP composta por: um docente, um apoio técnico administrativo, um supervisor de campo, 12 avaliadores e um aluno de graduação. Foram avaliados 58 estabelecimentos de saúde, localizados em 34 municípios, com população entre 25 mil e 586 mil habitantes, 46 instituições hospitalares; 6 Centros de Terapia Renal Substitutiva (TRS); 2 Centros Especializados de Reabilitação (CER) e 4 UPAS. RESULTADOS: A preparação da avaliação teve início com o contato com os Departamentos Regionais de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, responsáveis regionais pela gestão da Média e Alta complexidade ((MAC). Com apoio dos DRS foram realizadas reuniões regionais com todos os prestadores, públicos e privados, com a presença de alguns gestores municipais. Nestas reuniões foram esclarecidos os objetivos e as etapas da avaliação, assim como uma previsão da data da visita, além do preenchimento de um cadastro contendo informações sobre a localização e o responsável em receber os avaliadores. A seleção dos avaliadores se deu a partir dos seguintes critérios: a) ser profissional da área da saúde; b) possuir experiência hospitalar; c) ter disponibilidade de 40 horas/semanais. Valorizaram-se os pós-graduandos com experiências em coleta de dados e/ou avaliação em serviços. Antes e após o treinamento dos avaliadores, foi aplicado um questionário com a finalidade de registrar expectativas e motivações em participar do processo, além de uma avaliação sobre o treinamento recebido. Ao término das atividades de campo um novo questionário para avaliação do processo foi aplicado.  Durante a avaliação, os avaliadores fizeram registro de suas impressões e experiências em caderno de campo. Nas primeiras semanas do campo os avaliadores foram acompanhados pessoalmente pelos profissionais responsáveis pela supervisão e pelo apoio técnico. Um grupo no celular (whatsapp) serviu de apoio para discutir problemas e imprevistos. Foram realizadas 3 reuniões presenciais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As estratégias de planejamento mostraram-se positivas, tendo faltado uma interlocução prévia com os gestores municipais das regiões. Os registros realizados apontam a necessidade de outros espaços para os relatos das experiências vivenciadas no campo, que mostram aspectos não contemplados na avaliação e que têm peso sobre a qualidade dos serviços prestados. Deve-se assinalar a ocorrência de conflitos éticos entre expor e não expor esses relatos e a necessidade premente de aprimoramento dos instrumentos de avaliação dirigido a prestadores contratados.

Palavras-chave


Avaliação de Serviços