Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Execução do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas em Campo Grande - Mato Grosso do Sul
Isabele Liliane Larsen Lubas Rodrigues

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


INTRODUÇÃO: O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) têm a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção de doenças, promoção e atenção à saúde. Para o desenvolvimento pleno do projeto se faz necessário ajuda de colaboradores, entre os quais está a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). OBJETIVO: Descrever as ações do SPE realizadas nas escolas públicas de Campo Grande/MS durante o 1º semestre de 2015. METODOLOGIA: Análise dos relatos de experiência elaborados pelos acadêmicos dos cursos de farmácia, fisioterapia e extensão da UFMS, que estão disponíveis no fórum destinado ao SPE no ambiente virtual de Educação à Distância da UFMS. RESULTADOS: Em Campo Grande, as ações do projeto SPE foram realizadas em 15 escolas municipais e 4 escolas estaduais. Os temas a serem desenvolvidos por escola foram escolhidos em reunião, onde deveria estar presentes as três vertentes responsáveis: acadêmicos, representante da escola e representante da saúde. Ao todo foram realizadas 12 oficinas sobre sexualidade e saúde reprodutiva, 14 sobre prevenção das DST, HIV e Aids, 12 sobre gêneros, 04 sobre adolescência, juventude e participação, 03 sobre raças e etnias, 01 sobre diversidades sexuais e 11 sobre álcool e outras drogas. Abordando assim todos os temas propostos pelo projeto. O público dominante foram alunos do 7° ao 9° ano do ensino fundamental e duas escolas trabalharam com turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA).  Observou-se que apenas 9 escolas contaram com o auxílio do profissional da saúde durante suas ações. Em contrapartida, em todas as escolas os profissionais da educação auxiliaram de alguma forma. Somente em 03 escolas houve realização de uma ação coletiva, onde os alunos participantes do projeto demonstraram aos demais alunos da escola o que aprenderam durante o SPE. CONCLUSÃO: Pode-se observar que para os acadêmicos o projeto SPE foi um desafio devido algumas dificuldades encontradas, mas serviu para o desenvolvimento, aprimoramento e consolidação de experiências práticas profissionais em cuidado em saúde.  O SPE foi desenvolvido conforme as necessidades da escola, e possibilitou a participação efetiva dos adolescentes nas iniciativas referentes à prevenção.

Palavras-chave


SPE;Projeto; Experiência

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional deDST e Aids. Diretrizes para implantação do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas. Brasília. Ministério da Saúde, 2006.