Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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A Docência na Formação Superior em Saúde: uma experiência em métodos ativos a distância
Ana Maria P Brasilio de Araújo, Maria Beatriz Villas Boas de Moraes, Jose Carlos Lima de Campos, Maria Manuella VillaNova Cardoso, Thiago Bretz

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: Este trabalho apresenta uma avaliação do curso de extensão “Docência na Formação Superior em Saúde”, estruturado em metodologias ativas de ensino e de aprendizagem, na modalidade de ensino a distância, com vistas à formação continuada de tutores dos cursos de currículo integrado do campo da saúde. O processo de mudança curricular disparado pelo  Pró-Saúde trouxe ao UNIFESO o desafio de sustentar as mudanças curriculares empreendidas há uma década, a partir da formação docente permanente. Neste curso a formação em métodos ativos, permitiu ao docente experimentar a vivência no próprio método, apostando num território que, em permanente construção, forma-se enquanto se é também formado. O objetivo é analisar como a proposta metodológica do curso impactou na formação docente, a partir da avaliação que os professores participantes do curso, fizeram sobre: a efetividade do curso, a atuação dos tutores e a sua autoavaliação. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: A opção metodológica desta formação fundamentou-se na aprendizagem baseada em problemas e na problematização. Foi vital a utilização de situações-problema que disparararam nos docentes a reflexão e resignificação teórico - prática acerca da formação no campo da saúde, do uso de metodologias ativas, da avaliação formativa e da interlocução entre o mundo do trabalho e a universidade. O curso foi desenvolvido no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de atividades síncronas e assíncronas, como vídeo - conferências, fóruns, portfólio, biblioteca virtual e vídeo - aulas. Concebeu-se um momento presencial de abertura. Com as avaliações realizadas tivemos indícios do impacto da efetividade do curso: onde foram expressos os avanços conquistados nas atividades presenciais e a distancia; na discussão das situações-problema considerando o momento da abertura; o levantamento de dúvidas; as questões de aprendizagem e ativação das buscas de qualidade; e, na estrutura de ensino a distância ofertada. Outro viés foi à avaliação da atuação do tutor no desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem, discutindo: mediação pedagógica, realização de feedback contínuo, sustentação dos pactos  e da busca de conhecimento, além da presença no AVA. No contexto da autoavaliação, analisamos como os participantes se perceberam em relação ao pacto de trabalho, à participação nas atividades presenciais, à qualidade das intervenções - participações nos espaços à distância (fóruns e chats), desenvolvimento do portfólio como atividade pedagógica e a atividade avaliativa final do curso. IMPACTOS: A análise das avaliações realizadas permitiu concluir que esta formação reativou nos docentes o desenvolvimento de capacidades que objetivam o movimento de (re) construção de identidades profissionais a partir de olhares, saberes e significados. O AVA concebido para o curso favoreceu a socialização, a valorização e a explicitação dos saberes prévios, além da identificação das necessidades de aprendizagem. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esse curso se constituiu como uma estratégia de sustentação das mudanças curriculares, onde a vivência em métodos ativos de ensino e de aprendizagem fortaleceu a formação do docente. A aposta em uma qualificação  que tinha grande parte de seu conteúdo desenvolvido à distância foi favorecido pelo desenho metodológico do curso e pela atuação dos tutores.

Palavras-chave


Educação continuada; Aprendizagem baseada em problemas; Educação a distancia