Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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CONSTRUINDO E RECONSTRUINDO SABERES NA FORMAÇÃO ACADEMICA DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Nadja de Carvalho Moreira de Oliveira, Giovane Oliveira Vieira, Suzana Curtinhas

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


A produção da saúde perpassa saberes e práticas que envolvem todos os atores, desde o usuário ao profissional tanto da gestão quanto aqueles que estão diretamente envolvidos com a prática do cuidado na rotina diária. As experiências relacionadas à formação dos profissionais da área da saúde veem ao longo dos anos, mostrando a necessidade de constantes transformações já que a dinâmica social modifica-se de acordo com os determinantes presentes no momento e refletem uma construção histórica. Seguindo a lógica de um sistema de saúde que é universal e tem como princípios a integralidade, a equidade e a regionalização a formação profissional deve reconhecer o lugar dos sujeitos e o controle social para produção da saúde individual e coletiva. OBJETIVO: Relatar a importância de oportunizar para o acadêmico a aplicabilidade do conhecimento teórico nos cenários de prática. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência baseado na vivência de docentes e discentes no estágio curricular em uma UBS localizada no município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Relato: Durante o reconhecimento do cenário de prática foi solicitado pela enfermeira que se realizasse uma atividade de educação em saúde na sala de espera do setor de curativos. Atendendo a solicitação, os discentes e docentes direcionaram-se ao local e mesmo sem material apropriado iniciou-se uma conversa informal com os usuários que aguardavam a vez para realizar curativo. Diante do exposto, foi possível fazer alguns apontamentos sobre as necessidades de saúde dos usuários da sala de curativos da UBS. Em seguida reuniu-se o grupo de discentes e docentes para discussão e analise dos apontamentos com a finalidade de elaborar estratégias levando em consideração os aspectos socioeconômicos, culturais e educacionais dos usuários além das características do território e as vulnerabilidades observadas. Ao retornar à unidade as atividades elaboradas foram desenvolvidas com os usuários na sala de espera e dentre estas se destaca a anamnese, observando se havia um acompanhamento desses usuários por um profissional de saúde, aferição de PA e realização dos curativos. Durante a anamnese percebeu-se que a grande maioria dos usuários apresentava edemas em membros inferiores. Então foi solicitado aos discentes que realizassem uma busca de material bibliográfico sobre úlceras venosas e a importância de promover retorno venoso nos membros afetados. Deste modo surge a ideia de confeccionar puff de garrafas pet como equipamento auxiliar no tratamento, pois o mesmo pode ser utilizado para manter membros inferiores elevados seguindo a implementação de enfermagem. RESULTADOS: Atualmente os discentes estão elaborando oficinas temáticas e dentre estas se destaca a oficina para construção dos puffs. Inicialmente construíram 16 puffs que serão doados a UBS. As oficinas são oferecidas a comunidade não apenas para os usuários da UBS. CONCLUSÃO: A produção do conhecimento abrange diversos aspectos que não podem dissociar o corpo individual do corpo coletivo, dos sabres e práticas dos sujeitos e comunidades, das vulnerabilidades territoriais e das possibilidades transformadoras que advém da parceria entre comunidade acadêmica, serviços e controle social.

Palavras-chave


Formação profissional; Equipe Multidisciplinar; Cuidado

Referências


Gonzalez AD, Almeida MJ. Movimentos de mudança na formação em saúde: da medicina comunitária às diretrizes curriculares. Physis 2010; 20(2): 551-570

Dias HS, Lima LD, Teixeira M. A trajetória da política nacional de reorientação da formação profissional em saúde no SUSCiênc. saúde coletiva, 2013, 18(6): 1613-1624