Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA NA MELHOR IDADE
Giovane Oliveira Vieira, Luan Carlo Santana de Oliveira, Ramom Rodrigues de Oliveira, Roberta Teixeira de Souza Martins, Rogério da Silva Ferreira, Hélio Novais Muniz Filho, Suzana Curtinhas

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


INTRODUÇÃO: A população brasileira com idade igual ou superior a 60 anos apresenta um acelerado crescimento em todas as regiões do país. Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos próximos 20 anos essa população poderá ultrapassar os 30 milhões de pessoas. No entanto, o aumento da expectativa de vida e o processo de envelhecimento populacional denotam um desafio principalmente no que diz respeito às condições de saúde e a qualidade de vida desta parcela da população. A realidade do envelhecer no Brasil demonstra que os idosos têm participação ativa no cenário socioeconômico e político do país e em sua grande maioria apresenta autonomia na tomada de decisões e continua produtiva tanto no mercado de trabalho quanto no contexto familiar, mesmo aqueles que convivem com algum déficit de saúde. Diante do exposto, compreender e promover a saúde global do idoso envolve a atuação de uma equipe multiprofissional em saúde com intuito de ofertar métodos e estratégias que possibilitem melhor qualidade de vida. OBJETIVOS: Aplicar estratégias de autocuidado através de atividades psicomotoras e estabelecer espaço de escuta para um grupo de idosos. METODOLOGIA: A equipe foi formada por docentes com formação em saúde pública, saúde mental, educação física e acadêmicos de enfermagem. Realizou-se uma pesquisa qualitativa e quantitativa, descritiva exploratória. A amostra foi composta por 15 indivíduos, com faixas etárias entre 50 e 70 anos, maioria do sexo feminino. Os dados foram coletados através de instrumento de avaliação de qualidade de vida. Avaliaram-se os índices antropométricos, glicêmicos e aferiram-se os sinais vitais. As atividades propostas foram alongamento, dança, jogos de memória e grupo de escuta. RESULTADOS: A análise dos dados mostrou que todos os participantes apresentavam comorbidades relacionadas ao envelhecimento e sedentarismo. No início das atividades 70% apresentava hipertensão, 68% diabetes, 40% cardiopatias e 42% relataram episódios de depressão. Após 3 meses de atividades houve uma queda nos índices glicêmicos e pressão sistólica, além da consolidação de vínculos. CONCLUSÕES: Após a realização deste trabalho percebe-se que alinhar estratégias de autocuidado numa perspectiva ampliada pela equipe multiprofissional em saúde proporciona inúmeros benefícios para idosos ativos, desde mudanças quanto a rotina da prática de atividade física, melhora da memória recente a partir dos exercícios e jogos de memorização, o reconhecimento dos riscos físicos e redução dos mesmos nos espaços intra e extradomiciliar, o estabelecimento de vínculos afetivos dentre outros.

Palavras-chave


Envelhecimento;Promoção da Saúde; Equipe Multiprofissional

Referências


BRASIL, Camara dos Deputados. Estatuto do Idoso 3ª edição, disponível em <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estatuto_idoso_3edicao.pdf>. Acesso em 18/03/2015, 13:43.

Cheik NC, Reis IT, Heredia RAG, Ventura ML, Tufik S, Antunes HKM, Mello MT.Efeitos do exercício físico e da atividade física na depressão e ansiedade em indivíduos idosos. Rev. Bras .Cienc. e Mov. 2003; 11(3): 45-52.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, disponível em <http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/25072002pidoso.shtm> Acesso em 18/03/2015, 14:28