Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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O RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA E A EDUCAÇÃO PERMANENTE
Gabriela Silva Santos, ELIZIÊ Pereira Pinheiro, Tatyane Oliveira Rebouças, Rogério Oliveira Basto, Rafael Oliveira Silva, Aline Lima Oliveira, Daniel Lima Lima

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


INTRODUÇÃO: o trabalho é uma prática social, por meio da qual os seres humanos transformam a natureza e se transformam. É pelo trabalho que os seres humanos dão sentido à sua existência, entendido como integrante do processo de viver do homem, como possibilidade de criação e satisfação das necessidades individuais e/ou coletivas. A preparação para o trabalho iniciou-se com a Revolução Industrial e ao longo da história as exigências do mundo do trabalho ampliaram-se. A formação dos indivíduos passou a ser entendida como um processo permanente ao longo da vida. A Educação Permanente é aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações e ao trabalho. Ela se baseia na aprendizagem significativa, tendo como objetivos a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho. A proposta é de ruptura com a lógica da compra e pagamento de produtos e procedimentos educacionais orientados pela oferta desses serviços. E ressalta as demandas por mudanças e melhoria institucional baseadas na análise dos processos de trabalho, nos seus problemas e desafios. Ela é uma estratégia de reestruturação dos serviços pensadas para a equipes de trabalho. Utiliza-se da aprendizagem significativa com enfoque problematizador e o profissional é o centro do processo ensino-aprendizagem e a aquisição das competências determina o fim da intervenção. Sendo, o Núcleo de Educação Permanente um ambiente promotor de Saúde a proposta dos trabalhos estabelece o desenvolvimento de projetos como: “SAMU na minha escola” que tem por objetivo sensibilizar os gestores das secretarias municipais de educação e saúde, bem como, a população escolar sobre a estrutura organizacional do SAMU 192, como acionar o serviço, os prejuízos do trote ao sistema e treinamentos sobre suporte básico de vida. Os cursos de Manuseio de Equipamento do Pré- Hospitalar (MEAPH) e o Curso Avançado de Lesões Traumáticas (CALT). METODOLOGIA: Trata-se de um estudo qualitativo de caráter descritivo e exploratório relatando a experiência de profissionais sobre os trabalhos desenvolvidos pelos Instrutores do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU Ceará. As atividades foram desenvolvidas pelo NEP durante o período de fevereiro a Julho de 2014. RESULTADOS: A atualização técnico-científica dos trabalhadores é uma das estratégias de qualificação das práticas profissionais. Qualificá-las passa pela reflexão crítica sobre o trabalho, permitindo a sua transformação e a reorganização dos processos de trabalho, por meio da problematização das experiências, permeadas por aspectos que vão além de habilidades técnicas e conhecimento, passando pela subjetividade e por relações estruturadas entre as pessoas envolvidas nos processos de atenção à saúde. O curso MEAPH (Manejo dos Equipamentos do Atendimento Pré-Hospitalar), emerge diante de um cenário de reestruturação do NEP (Núcleo de Educação Permanente) que para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) continue a prestar um serviço dinâmico e voltado às necessidades da população. É necessário que os profissionais tenham conhecimento e domínio de todos os equipamentos que se encontram disponíveis em sua unidade. O público, metodologia, local e carga horária do curso MEAPH foi estruturado para servir todas as frentes de atendimento do serviço, ou seja, condutores, técnicos de enfermagem, socorristas, enfermeiros e médicos. Para conseguir maior adesão dos colaboradores, foi adotada a metodologia ativa, onde os equipamentos são dispostos em blocos (estações práticas) e de forma imersiva. Os participantes em grupos revezam durante manhã e tarde perfazendo a carga horária de oito horas (08 horas), tendo a oportunidade de receber informações técnicas dos equipamentos e repetidamente praticar o uso. O MEAPH é oferecido aos sábados e intercalado com o C.A.L. T (Curso de Atendimento às Lesões Traumáticas). Desta forma se espera atingir todos os profissionais do serviço. Durante o período de 3 Módulos do Curso foram capacitados 300 profissionais. Sendo este um número bastante expressivo e satisfatório para nosso serviço, visto que, ações de Educação no Serviço refletem no atendimento de qualidade ao usuário. A Educação Permanente cria espaços de reflexão para que os profissionais repensem sua prática, entendam os processos de trabalho no qual estão inseridos e tenham a possibilidade de repensar condutas, de buscar novas estratégias de intervenção e perseguir, também, a superação de dificuldades individuais e coletivas no trabalho. A atuação dos profissionais do Samu está permanentemente cercada de desafios. O C.A.L. T foi estruturado para servir todas as frentes de atendimento do serviço, ou seja, condutores, técnicos de enfermagem, socorristas, enfermeiros e médicos, pois se acredita que independente da classe profissional, todos devem estar preparados para lidar com as adversidades. Foi adotada uma metodologia problematizadora, onde um membro da equipe de instrutores passa a representar o papel de vítima e os demais realizam o atendimento conforme a(s) lesão (ões) proposta(s). São demonstradas duas formas de atendimento para cada situação, após isso, os participantes são instigados a opinarem sobre alternativas de atendimento, conforme as vivências e práticas individuais. O curso C.A.L.T perfaz a carga horária total de quarenta horas (40 horas), é oferecida aos sábados (oito horas aula), de forma intercalada com o MEAPH (Manejo dos Equipamentos do Atendimento Pré-Hospitalar), sendo composto por quatro (04) módulos. O SAMU Ceará também desenvolve o programa de qualificação Extra-Muros, que traz o projeto: “SAMU na minha Escola”. O desenvolvimento desse projeto inicia com a identificação dos agravos de saúde do município e principais incidentes no âmbito escolar, definição da faixa etária do público alvo, quantidade de participantes, data, turno e escolas a serem escolhida, elaboração do planejamento das aulas conforme especificidade de cada município, organização dos materiais, recursos humanos e logísticos para execução das atividades, execução das atividades nas escolas com aplicação de aulas teóricas e práticas bem como aplicação de um Pré e pós-teste. Durante o desenvolvimento deste projeto, já foram capacitados diretamente 342 alunos de escolas da rede pública e privada. Nos questionários aplicados junto aos alunos ao final das atividades, identificamos que 62% dos participantes já passaram trotes e/ou conhecem alguém que já o fez. Acreditamos que o Projeto SAMU na minha escola contribui para a redução de gastos de deslocamentos das equipes para as falsas chamadas, que ultrapassam em muito os investimentos em educação. Contribuindo assim para a conscientização do público infante a acionar o serviço de atendimento móvel de urgência de forma coerente e disciplinada, levando a diminuição dos agravos de trânsito, que vitimam mais de 100.000 pessoas por ano no Brasil e 40.000 no estado do Ceará. CONCLUSÃO: O desenvolvimento deste trabalho permite constatar que para a formação e condução da educação em serviço há a necessidade de uma coordenação, um direcionamento sistemático e de instalações físicas apropriadas. Constatamos que o treinamento focado nas necessidades individualizadas de cada profissional foi um fator positivo, pois os colaboradores mostravam-se mais entusiasmados, abertos ao diálogo e à troca em ambiente coletivo, onde pairam a coesão grupal e a possibilidade de identificarem-se mutuamente perfazendo a troca de experiências.  Assim, considerando a extrema necessidade de formação e educação permanente dos trabalhadores das urgências, resultando em comprometimento da qualidade na assistência e na gestão do setor, e ainda, considerando a escassez de docentes capazes de desenvolver um enfoque efetivamente problematizador na educação e a necessidade de capacitar instrutores e multiplicadores com certificação e capacitação pedagógica O Núcleo de Educação Permanente nas Urgências se configura como um ambiente de importância exponencial para contribuir na Promoção de Saúde nas Urgências, tendo assim, como nossa missão “EDUCAR PARA SALVAR VIDAS”.

Palavras-chave


Atendimento Pré- Hospitalar; Educação Permanente em Saúde; Promoção da Saúde