Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: APLICAÇÃO DO ARCO DE MAGUEREZ NO HEMOCE EM FORTALEZA
GABRIELA SILVA SANTOS, Luiz Torres Raposo Neto, Tatyane Oliveira Rebouças, Eliziê Pereira Pinheiro, Paulo Ayslen Nascimento Macêdo, Alexandre Bayma Rebouças

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


INTRODUÇÃO: A preocupação com a formação e a busca por novas formas de ensinar na área da saúde existem desde a metade do século XX, quando as instituições de ensino superior são convidadas a analisar seus métodos, técnicas nos processos ensino-aprendizagem, rompendo com paradigmas nos modelos de ensino tradicional, melhorando a práxis pedagógica passando por transformações através de metodologias ativas. O trabalho foi realizado na disciplina de metodologias ativas no curso de mestrado ensino na saúde da Universidade Estadual Do Ceará (UECE), onde foi desenvolvida a experiência utilizando as metodologias ativas, através da problematização, aplicando a técnica do Arco de Maguerez, no centro de hematologia e hemoterapia do ceará (HEMOCE). O Arco de Maguerez tem como ponto de partida e de chegada a realidade social através de um processo reflexivo sobre determinado aspecto extraído, observado ou vivido. OBJETIVOS: Desenvolver uma atividade com a metodologia da problematização, aplicando a técnica do Arco de Maguerez, avaliar a metodologia da problematização como um processo crítico-reflexivo e discutir as dificuldades encontradas pelos profissionais do Hemoce e sua aplicação à realidade. MÉTODOS: O Arco de Maguerez foi aplicado no Hemoce, durante um dia, onde se deu por um processo de cinco etapas, que se desenvolvem a partir da: observação da realidade, pontos chaves, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade. O grupo de aplicadores é composto por cinco mestrandos e duas pós-graduandas em enfermagem do trabalho que foram dirigidos a uma sala de aula reservada antecipadamente com pedido de permissão prévia para aplicação do trabalho. Todos os profissionais do Hemoce foram convidados, porém, apenas seis pessoas compareceram a sala para a aplicação do Arco. Entre eles, uma assistente social, uma pedagoga e quatro profissionais de enfermagem, sendo duas enfermeiras e duas acadêmicas de enfermagem do 9º semestre. Foi feita uma explicação sobre os objetivos da visita e a proposta de estudo, enfatizando na explicação das metodologias ativas e na problematização do trabalho, até mesmo para sanar dúvidas que poderiam surgir durante a construção do Arco de Maguerez. Para um melhor desenvolvimento da atividade foi solicitado ao grupo que escolhesse um relator e um coordenador, já preparando o grupo para sua autonomia. RESULTADOS: No desenvolvimento do processo, é necessário garantir algumas características, como as descritas a seguir, e consequentemente, conquistar resultados desejados na direção da autonomia dos profissionais. Os atributos são que eles que problematizam a parcela da realidade associado ao foco do estudo, assim, selecionam um problema e buscam a solução para ele. A relação teoria e prática são constante, em uma dinâmica de ação - reflexão - ação, tendo características transformadoras. A aplicabilidade das cinco etapas do Arco de Maguerez está descritas a seguir. Na primeira etapa é a observação da realidade social, real, pelos profissionais, a partir de um tema ou unidade de estudo, o grupo de profissionais faz uma análise e rapidamente identifica o problema. A segunda etapa é a identificação dos pontos chaves e suas variáveis que podem contribuir para compreensão e solução do problema. A terceira etapa é o momento do estudo em que as informações precisam ser analisadas, fundamentadas, embasadas, discutidas, buscando explicações acerca da realidade observada e a compreensão dos pontos chaves através de uma investigação em várias fontes como livros, periódicos especializados dentre outros. Na quarta etapa o grupo buscou as fontes de informações que deram subsídios às propostas de suas hipóteses, perceberam a ligação das hipóteses com os pontos chaves e verificaram se suas hipóteses de solução são aplicáveis a realidade. A quinta etapa é aplicação à realidade, o grupo de profissionais identificou com possibilidades para aplicar á realidade e tentativas de mudanças para solucionar o problema. O grupo de mestrandos e pós-graduandos que aplicou a atividade pediu que o grupo participante relatasse como foi à experiência de participar da atividade. Eles citaram que realizar esse trabalho foi muito significativo, pois conseguiram obter alguns conhecimentos e saberes construídos em equipe que até então não era percebido entre o grupo, as idéias compartilhadas reforçaram a importância do trabalho em equipe e a valorização individual, como propostas de mudança em sua realidade. Destacaram também como positivo o conhecimento das metodologias ativas para o processo de ensino-aprendizagem, já que dos seis participantes, apenas dois conheciam a problematização. Reconheceram o Arco de Maguerez como método de ensino para uma aprendizagem formativa e crítica. Quando pedido que fossem relatados os obstáculos os componentes disseram que sentiram dificuldades pela falta de conhecimento sobre a metodologia e que algumas etapas se mostraram semelhantes no momento, como hipóteses de solução e aplicação à realidade. Foi percebido pelo grupo de aplicadores da atividade que alguns fatores limitaram o desenvolvimento amplo da metodologia, pois apenas seis funcionários participaram da atividade e um encontro para aplicação do arco na realidade do hemocentro na análise do grupo foi considerado insuficiente. A sugestão encontrada pelos dois grupos foi de dividir as etapas do arco em dois momentos, um primeiro momento para as fases de identificação e pontos-chaves (etapa um e dois), e o outro momento para teorização, construção de hipóteses e aplicabilidade (etapa três, quatro e cinco), tentando conseguir também uma participação maior dos funcionários, a partir de uma maior divulgação e explicação do Arco de Maguerez. CONCLUSÃO: Para causar um efeito e direcionamento adequado utilizando as metodologias ativas, é necessário que os participantes assimilem, compreendam e acima de tudo acreditem no seu potencial pedagógico e incluam como motivação, energia, disponibilidade intelectual e valorizem a forma de trabalho, pois várias são as condições que podem aparecer no cotidiano e impedir seu objetivo. É possível afirmar que os participantes da metodologia da problematização, ao desenvolver as cinco etapas do Arco de Maguerez, envolveram-se numa ação pedagógica de transformação. Possibilitando um olhar cada vez mais crítico para atuar na realidade social, auxiliando no processo de renovação e superação de sua acomodação, levando ao exercício da práxis e desenvolvendo novas ações numa prática pedagógica libertadora. Assim ressaltamos a contribuição que a aplicação da metodologia da problematização, através do Arco de Maguerez, trouxe aos mestrandos e pós-graduandos, um enriquecimento ao nosso conhecimento, como profissionais da saúde e docentes.

Palavras-chave


Ensino; saúde; Formação;