Tamanho da fonte:
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: APLICAÇÃO DO ARCO DE MAGUEREZ NO HEMOCE EM FORTALEZA
Última alteração: 2015-10-27
Resumo
INTRODUÇÃO: A preocupação com a formação e a busca por novas formas de ensinar na área da saúde existem desde a metade do século XX, quando as instituições de ensino superior são convidadas a analisar seus métodos, técnicas nos processos ensino-aprendizagem, rompendo com paradigmas nos modelos de ensino tradicional, melhorando a práxis pedagógica passando por transformações através de metodologias ativas. O trabalho foi realizado na disciplina de metodologias ativas no curso de mestrado ensino na saúde da Universidade Estadual Do Ceará (UECE), onde foi desenvolvida a experiência utilizando as metodologias ativas, através da problematização, aplicando a técnica do Arco de Maguerez, no centro de hematologia e hemoterapia do ceará (HEMOCE). O Arco de Maguerez tem como ponto de partida e de chegada a realidade social através de um processo reflexivo sobre determinado aspecto extraído, observado ou vivido. OBJETIVOS: Desenvolver uma atividade com a metodologia da problematização, aplicando a técnica do Arco de Maguerez, avaliar a metodologia da problematização como um processo crítico-reflexivo e discutir as dificuldades encontradas pelos profissionais do Hemoce e sua aplicação à realidade. MÉTODOS: O Arco de Maguerez foi aplicado no Hemoce, durante um dia, onde se deu por um processo de cinco etapas, que se desenvolvem a partir da: observação da realidade, pontos chaves, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade. O grupo de aplicadores é composto por cinco mestrandos e duas pós-graduandas em enfermagem do trabalho que foram dirigidos a uma sala de aula reservada antecipadamente com pedido de permissão prévia para aplicação do trabalho. Todos os profissionais do Hemoce foram convidados, porém, apenas seis pessoas compareceram a sala para a aplicação do Arco. Entre eles, uma assistente social, uma pedagoga e quatro profissionais de enfermagem, sendo duas enfermeiras e duas acadêmicas de enfermagem do 9º semestre. Foi feita uma explicação sobre os objetivos da visita e a proposta de estudo, enfatizando na explicação das metodologias ativas e na problematização do trabalho, até mesmo para sanar dúvidas que poderiam surgir durante a construção do Arco de Maguerez. Para um melhor desenvolvimento da atividade foi solicitado ao grupo que escolhesse um relator e um coordenador, já preparando o grupo para sua autonomia. RESULTADOS: No desenvolvimento do processo, é necessário garantir algumas características, como as descritas a seguir, e consequentemente, conquistar resultados desejados na direção da autonomia dos profissionais. Os atributos são que eles que problematizam a parcela da realidade associado ao foco do estudo, assim, selecionam um problema e buscam a solução para ele. A relação teoria e prática são constante, em uma dinâmica de ação - reflexão - ação, tendo características transformadoras. A aplicabilidade das cinco etapas do Arco de Maguerez está descritas a seguir. Na primeira etapa é a observação da realidade social, real, pelos profissionais, a partir de um tema ou unidade de estudo, o grupo de profissionais faz uma análise e rapidamente identifica o problema. A segunda etapa é a identificação dos pontos chaves e suas variáveis que podem contribuir para compreensão e solução do problema. A terceira etapa é o momento do estudo em que as informações precisam ser analisadas, fundamentadas, embasadas, discutidas, buscando explicações acerca da realidade observada e a compreensão dos pontos chaves através de uma investigação em várias fontes como livros, periódicos especializados dentre outros. Na quarta etapa o grupo buscou as fontes de informações que deram subsídios às propostas de suas hipóteses, perceberam a ligação das hipóteses com os pontos chaves e verificaram se suas hipóteses de solução são aplicáveis a realidade. A quinta etapa é aplicação à realidade, o grupo de profissionais identificou com possibilidades para aplicar á realidade e tentativas de mudanças para solucionar o problema. O grupo de mestrandos e pós-graduandos que aplicou a atividade pediu que o grupo participante relatasse como foi à experiência de participar da atividade. Eles citaram que realizar esse trabalho foi muito significativo, pois conseguiram obter alguns conhecimentos e saberes construídos em equipe que até então não era percebido entre o grupo, as idéias compartilhadas reforçaram a importância do trabalho em equipe e a valorização individual, como propostas de mudança em sua realidade. Destacaram também como positivo o conhecimento das metodologias ativas para o processo de ensino-aprendizagem, já que dos seis participantes, apenas dois conheciam a problematização. Reconheceram o Arco de Maguerez como método de ensino para uma aprendizagem formativa e crítica. Quando pedido que fossem relatados os obstáculos os componentes disseram que sentiram dificuldades pela falta de conhecimento sobre a metodologia e que algumas etapas se mostraram semelhantes no momento, como hipóteses de solução e aplicação à realidade. Foi percebido pelo grupo de aplicadores da atividade que alguns fatores limitaram o desenvolvimento amplo da metodologia, pois apenas seis funcionários participaram da atividade e um encontro para aplicação do arco na realidade do hemocentro na análise do grupo foi considerado insuficiente. A sugestão encontrada pelos dois grupos foi de dividir as etapas do arco em dois momentos, um primeiro momento para as fases de identificação e pontos-chaves (etapa um e dois), e o outro momento para teorização, construção de hipóteses e aplicabilidade (etapa três, quatro e cinco), tentando conseguir também uma participação maior dos funcionários, a partir de uma maior divulgação e explicação do Arco de Maguerez. CONCLUSÃO: Para causar um efeito e direcionamento adequado utilizando as metodologias ativas, é necessário que os participantes assimilem, compreendam e acima de tudo acreditem no seu potencial pedagógico e incluam como motivação, energia, disponibilidade intelectual e valorizem a forma de trabalho, pois várias são as condições que podem aparecer no cotidiano e impedir seu objetivo. É possível afirmar que os participantes da metodologia da problematização, ao desenvolver as cinco etapas do Arco de Maguerez, envolveram-se numa ação pedagógica de transformação. Possibilitando um olhar cada vez mais crítico para atuar na realidade social, auxiliando no processo de renovação e superação de sua acomodação, levando ao exercício da práxis e desenvolvendo novas ações numa prática pedagógica libertadora. Assim ressaltamos a contribuição que a aplicação da metodologia da problematização, através do Arco de Maguerez, trouxe aos mestrandos e pós-graduandos, um enriquecimento ao nosso conhecimento, como profissionais da saúde e docentes.
Palavras-chave
Ensino; saúde; Formação;