Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
PREPARO TÉCNICO DA EQUIPE GESTORA PARA O DESEMPENHO DA GESTÃO EM MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE DA MACRORREGIÃO NORTE DO PARANÁ
Maria Carolina Carolina Bot Bonfim, Elisabete Fátima Polo de Almeida Nunes, Carolina Milena Domingos, Fernanda de Freitas Mendonça, Brígida Gimenez Carvalho, Stela Maris Maris Lopes Santini

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


INTRODUÇÃO: A gestão em saúde é um campo com grande necessidade de profissionalização, é complexa à medida que há uma forte ingerência de diferentes determinantes sociais. Uma vez que a formação do gestor da saúde tem impacto direto sobre a qualidade dos serviços prestados. O desenvolvimento da gestão em saúde em municípios de pequeno porte apresenta fragilidades como a falta de uma base técnica para o desempenho da função. No Paraná, 84,5% dos municípios que fazem parte da Macrorregião Norte são de pequeno porte, ou seja, possuem população abaixo de 20.000 habitantes. OBJETIVO: analisar o preparo da equipe gestora da saúde do SUS para o exercício da gestão nas cinco Regionais de Saúde, que compõem a Macrorregião Norte do Paraná. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo quantitativo descritivo e exploratório que entrevistou 744 profissionais de saúde, que integram a equipe de gestão dos 82 municípios de pequeno porte que compõem a Macrorregião Norte do Paraná. A coleta de dados foi realizada entre novembro de 2013 a outubro de 2014, por meio de  um formulário semiestruturado. Para a análise dos dados utilizou-se o programa Epi Info versão 3.5.4. Este trabalho faz parte de um projeto maior denominado “A gestão do trabalho no SUS em municípios de pequeno porte do Paraná a partir do olhar da equipe gestora”. RESULTADOS: Do total de 744 entrevistados, 71% possuíam ensino superior completo, 60% graduados na área da saúde, 58% com pós-graduação, 96,4% eram lato sensu e destes 3,8% em gestão na saúde e 0,6% em gestão em saúde pública, 1,5% referiram pós-graduação stricto sensu. Quanto ao número de funções 70,1% dos gestores exerciam até 2 funções e um gestor referiu exercer 14 funções. O tempo médio de atuação na área da saúde foi de 11 anos, 53% possuíam até três anos de atuação na função e destes 57,3% possuíam até três anos de atuação na saúde, sendo que 75% dos trabalhadores não possuíam experiência anterior ao cargo atual na função de gestão. Quanto autopercepção de preparo para desempenho da função de gestão no município, 64% dizia estar integralmente preparado para exercer a função e 33,6% parcialmente preparado. Em relação à obtenção deste preparo para o cargo, 77% dos profissionais citaram experiência no cotidiano do serviço e 60% mencionaram cursos oferecidos pela Regional de Saúde. CONSIDERAÇÕES: Sabemos que quanto mais funções o gestor desempenhar, maiores serão o preparo e qualificação exigidos. A vivência no dia a dia e os cursos oferecidos pelas Regionais de Saúde, como Oficinas de Planificação da Atenção Primária, foram referidos pelos entrevistados como responsáveis para obterem o preparo para desempenho da função. Verifica-se a importância de se valorizar e criar espaços que oportunizem a equipe gestora  a refletir sobre o seu processo de trabalho, quer estes sejam desencadeados pelo Município, Estado, União, ou mesmo pelas Instituições de Ensino. São requisitos de um movimento de mudança que contribui para o desempenho da gestão.      

Palavras-chave


capacitação profissional; gestor de saúde.

Referências


CASTRO, A. L. B.; MACHADO, C. V. A política de atenção primária á saúde no Brasil: notas sobre a regulação e financiamento federal. Cadernos de Saúde Pública. Rio de Janeiro, v. 26, n. 4, p. 693-705, abr. 2010.

ERMEL, R. C. et al. Algumas perspectivas  para ánalise da gestão da saúde no estado de São Paulo( Brasil). Ciência & Sáude Coletiva. Rio de Janeiro, v. 16, n.3, p.1899-1906, 2011.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo demográfico 2010 - Paraná. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em:> http://www.censo2010.ibge. gov.br/sinopse/index.php?dados=29&uf=41> Acesso em:07/05/2015.

NUNES, E. F. P. A.; CARVALHO, B. G.; SANTINI, S. M. L. Gestão do processo de trabalho na rede de atenção básica de saúde em municípios de pequeno porte na região norte do Paraná. Relatório final do projeto de pesquisa: gestão do processo de trabalho na rede de atenção básica de saúde em municípios de pequeno porte na região norte do Paraná. Relatório impresso. Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012.

PINAFO, E. et al. O gestor de município de pequeno porte e seu papel na gestão do SUS. Trabalho, Educação e Saúde.  2015. No prelo.