Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
VIVÊNCIA NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: VER-SUS
Vanessa Peres Cardoso Pimentel, Teresa Kariny Pontes Barroso, Patricia Alves Maia, Clarissa Coelho Vieira Magalhães

Última alteração: 2015-10-29

Resumo


INTRODUÇÃO: Através da vivência e estágios na realidade do SUS, o VER-SUS, revela-se como importante ferramenta, demonstrando novos espaços de aprendizagem num dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. São momentos de desenvolvimento e educação permanente, promovendo a formação de profissionais comprometidos. Adotando uma postura crítica e reflexiva com a ética e, politicamente com as necessidades da saúde da população. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem no programa de vivências e estágio na realidade do Sistema Único de Saúde – VER-SUS. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizado na comunidade indígena, acampamento do movimento dos trabalhadores sem terra, unidades básicas de saúde, centro de referência para população em situação de rua, instituições públicas de assistência mental e infantil no estado do Ceará, no período de Janeiro e Fevereiro de 2015. Simultaneamente, durante a vivência e estágio na realidade do SUS oferecido pelo Ministério da Saúde. RESULTADOS: Na realização do processo de imersão durante nove dias, a interação entre os acadêmicos dos diversos níveis de experiências como residentes, participantes de movimentos sociais entre outros, acontecem para que haja momentos de debate, compartilhamento de conhecimentos, troca de experiências, discussão sobre o SUS. No decurso de toda a vivência do VER-SUS, diferentes cenários e realidades da saúde brasileira, perpassando pela atenção primária, secundária e terciária, além de sua gestão, foram expostas e outras atividades seguindo o seguinte cronograma: Primeiro dia: Acolhimento, Discussão sobre as temáticas: Educação permanente em Saúde, Educação Popular em Saúde e Roda de conversa – Atenção à Saúde no Brasil e 8ª Conferência de Saúde. Segundo dia: Visita à Comunidade Indígena e ao Museu da Comunidade Indígena. Terceiro dia: Visita ao assentamento do MST, Unidade Básica de Saúde de um dos assentamentos, Visita a casa de um senhor da comunidade dos assentamentos e Roda de conversa: Fórum Acadêmico de Saúde. Quarto dia: Visita a Unidade Básica de Saúde em Fortaleza/CE, Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, Visita ao Cuca, Roda de conversa sobre Estratégia Saúde da Família. Quinto dia: Visita ao CAPS, Unidade de Acolhimento e Roda de conversa sobre Atenção à Saúde Mental. Sexto dia: Visita ao Hospital de Doenças Infecciosas, Roda de conversa sobre Clínica Ampliada e interdisciplinaridade; Roda de conversa sobre Clínica de Redução de Danos. Sétimo dia: Roda de conversa sobre Avaliação e Planejamento em Saúde e apresentação da devolutiva. Oitavo dia: Saúde e Ambiente, Colcha de retalhos. Nono dia: Avaliação e encerramento. CONCLUSÃO: O VER-SUS como instrumento de ensino, gera o contato com o novo, a sensibilidade do incômodo e a vontade de ação no processo de formação, bem como futuramente na sua atuação profissional, produzindo estímulos e mudanças.

Palavras-chave


VER-SUS; EDUCAÇÃO; SUS

Referências


Canônico RP, Brêtas ACP. Significado do programa vivência e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde para formação profissional na área da saúde. Acta Paul Enferm 2008;21(2):256-61.

Matos E, Pires DEP de, Sousa GW de. Relações de trabalho em equipes interdisciplinares: contribuições para novas formas de organização do trabalho em saúde. Rev Bras Enferm. 2009;62(6):863-9.