Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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PERFIL DOS ACADÊMICOS DE MEDICINA DE UMA UNIVERSIDADE DE MANAUS-AM
Lilian Kelen de Aguiar, Hernane Guimarães dos Santos JR, Luciana Silva de Melo, Mariana Ceruti Ferreira

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


A graduação deve fornecer instrumentos que possibilitem atitudes e ações críticas. A busca pela adequação do ensino gera alguns questionamentos, tais como: quem são os estudantes do curso de graduação em medicina? Conhecer o perfil do estudante ingressante contribui para a sua formação acadêmica, para qualificação profissional, e possibilita atender às novas exigências do mercado de trabalho. Desta forma, o estudo tem como objetivo identificar o perfil dos estudantes que ingressam no curso de medicina de uma faculdade pública da cidade de Manaus e verificar as expectativas dos alunos em relação ao curso e a dinâmica demográfica. Trata-se de um estudo transversal e quantitativo, com entrevista aos ingressantes no segundo semestre de 2013 e primeiro semestre de 2014, no curso de medicina de uma faculdade pública de Manaus. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi  o questionário oficial do MEC e INEP, utilizados para traçar o perfil dos estudantes brasileiros, que versa sobre questões relacionadas aos aspectos socioeconômicos dos alunos e famílias, sobre o background escolar e familiar, e sobre as motivações e expectativas em relação ao curso. A coleta de dados foi realizada durante o mês de outubro, novembro e dezembro de 2013 e também nos meses de março, abril e maio de 2014, CAAE 16446313.7.0000.5016. Foram entrevistados 92 alunos do curso de medicina. A maioria eram do sexo masculino, procedente de escola pública. Dos ingressantes do interior do estado 61% possuíam renda até R$ 4000.00 e 71% dos advindos da capital possuíam renda acima. Em relação à atividade acadêmica e motivação profissional, os interesses foram as áreas cirúrgica, clínica e saúde pública, sendo a área hospitalar o local de escolha para atuação. A opção pela medicina ocorreu por vocação pela profissão, motivação em cuidar de pessoas e segurança empregatícia. As condições de trabalho desfavoráveis, os conflitos na equipe de saúde e o pequeno desenvolvimento tecnológico foram os problemas relacionados à profissão. A faculdade é responsável pela construção do conhecimento científico interagindo com a prática e com a realidade da área da saúde. Porém, as políticas de saúde tem apresentado mudanças importantes. Assim, a partir da identificação e caracterização do perfil do aluno de medicina, as instituições de ensino podem desenvolver recursos pedagógicos e metodologias mais adequadas ao desenvolvimento do profissional atendendo às expectativas do mercado.

Palavras-chave


medicina; estudantes de medicina; programa de graduação em medicina; educação em medicina