Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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FORMAÇÃO DE PROFESSORES BACHARÉIS NO COTIDIANO DA ESCOLA: UMA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Cristiano Oliveira de Souza, MARIA JOSÉ DA SILVA LOPES

Última alteração: 2015-12-16

Resumo


APRESENTAÇÃO: O presente trabalho intitulado “Formação de Professores Bacharéis no Cotidiano da Escola: uma Contribuição no Processo Ensino-Aprendizagem” consiste em um projeto de intervenção que tem por objetivo analisar e minimizar as dificuldades enfrentadas pelos bacharéis em enfermagem no início da docência em um Centro Estadual de Educação Profissional situado no território de identidade Sertão Produtivo no estado da Bahia.  Com a expansão da Educação Profissional e Tecnológica de nível médio no estado da Bahia houve um aumento considerável na quantidade de professores bacharéis em enfermagem nos Centros de Educação Profissional. Em contrapartida a esse aumento está a pouca formação para executar a prática docente do Bacharel em Enfermagem, visto que a grande maioria das matrizes curriculares, dos cursos de enfermagem na modalidade bacharelado, primam, exclusivamente, por formar profissionais para a assistência direta aos enfermos e não levam em consideração a necessidade de formar enfermeiros docentes.  Esse trabalho de intervenção promoverá, na comunidade escolar, uma reflexão sobre a necessidade de realizar oficinas pedagógicas com o intuito de minimizar as dificuldades didático-metodológicas enfrentadas pelos bacharéis em enfermagem na docência em educação profissional e tecnológica. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: O presente trabalho foi, inicialmente, desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica. A referida pesquisa foi produzida a partir de material já elaborado, constituído de livros e revistas, disponíveis na rede mundial de computadores e impressos. A revisão ao material bibliográfico possibilitou a identificação de dificuldades e potencialidades dos bacharéis professores e a elaboração de oficinas pedagógicas que objetivam a diminuição das fragilidades e o incentivo às potencialidades. As oficinas pedagógicas identificadas e sugeridas pelo referido projeto serão executadas com os bacharéis em enfermagem, equipe pedagógica e articulação do eixo tecnológico Ambiente e Saúde do Centro Estadual de Educação, durante o ano letivo de 2016 com encontros mensais que se efetivará na última semana de atividade complementar de cada mês.  Acreditamos que as oficinas pedagógicas possibilitarão a criação de um ambiente interativo, permitindo a troca de experiências e conhecimentos em prática didática e metodologia do ensino entre os bacharéis e a equipe pedagógica do Centro. A coordenação, o planejamento e a aplicação das oficinas pedagógicas ficarão sobre a responsabilidade da equipe de coordenação pedagógica e da articulação do eixo tecnológico: ambiente e saúde.   RESULTADOS E/OU IMPACTOS: A partir das dificuldades encontradas na literatura e das observações feitas no cotidiano escolar foi realizada a elaboração de oficinas pedagógicas que minimizarão as fragilidades da formação dos bacharéis no Centro em estudo. As oficinas pedagógicas serão dispostas respeitando a seguinte ordem: Oficina 01: Dificuldades didático-metodológicas dos bacharéis em enfermagem. Na oficina introdutória deverá ser realizada uma discussão que terá o propósito de investigar as principais dificuldades didático-metodológicas enfrentadas na prática docente e as situações que potencializam ou fragilizam essas dificuldades na perspectiva dos enfermeiros. As dificuldades e situações relatadas deverão ser trabalhadas pela equipe pedagógica nas próximas oficinas. Oficina 02: O Aluno da Educação Profissional Tecnológica. Nessa etapa será feita uma reflexão do perfil do estudante de Educação Profissional Tecnológica refletindo seu desenvolvimento social e afetivo, suas motivações e aprendizagem no ambiente educativo escolar. Oficina 03: Concepção histórica da Educação Profissional Tecnológica. Durante essa etapa irá se considerar a relação de educação e trabalho, repensando o papel da educação profissional na formação do cidadão para o atual mundo do trabalho. Oficina 04: Aspectos legais da Educação Profissional Tecnológica. Será feita uma análise reflexiva da Constituição Federal Brasileira de 1988, da Lei 9.394/96, Lei e Diretrizes e Bases da Educação brasileira, e da resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012 do Conselho Nacional de Educação que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Oficina 05: O Planejamento na Educação Profissional Tecnológica. Será refletida a importância do planejamento do ensino para a elevação da qualidade do processo de ensino e aprendizagem levando em consideração o PPP - Projeto Político Pedagógico do Centro e refletir a forma de seleção dos conteúdos trabalhados com os estudantes. Oficina 06: A prática do Planejamento. Realização de oficinas práticas de elaboração de plano de aula e plano de curso. Oficina 07: O aprendizado pedagógico.  Serão refletidas as diversas estratégias utilizadas nos espaço coletivo do processo ensino-aprendizagem, as atividades de estudos individuais e em grupos, os estudos de textos e as críticas em relação à aula expositiva.  Oficina 08: A Avaliação da Aprendizagem. Será refletida a função da avaliação nas diferentes perspectivas no processo educativo e sua importância para o sucesso do processo, análise dos tipos de instrumentos avaliativos e mecanismos para a recuperação da aprendizagem; além de analisar a postura avaliativa durante os estágios curriculares. Oficina 09: A tecnologia aplicada à metodologia do ensino na educação profissional. Refletir o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem do estudante da educação profissional. Oficina 10: Avaliação do projeto. Analisar as contribuições do projeto de intervenção na prática profissional dos enfermeiros bacharéis professores da educação profissional.   CONSIDERAÇÕES FINAIS: A elaboração desse trabalho foi executada no curso de especialização, em nível de pós-graduação lato sensu, de Metodologia do Ensino para a Educação Profissional ofertado pela Universidade do Estado da Bahia em parceria com a Superintendência de Educação Profissional do estado da Bahia. E será aplicada no Centro de Educação profissional no decorrer do ano letivo de 2016. Embora planejado para ser realizado em um Centro de Educação Profissional, situado no interior da Bahia, pode ser aplicado em diversas instituições de ensino, de nível médio e superior, que admitam professores oriundos de cursos na modalidade bacharelado. É importante que as diversas particularidades da instituição de ensino e da região sejam levadas em consideração na adaptação das oficinas.  Ao decorrer do processo de aplicação das oficinas pretende-se proporcionar aos professores bacharéis uma reflexão crítica da sua prática pedagógica, auxiliando no desenvolvimento da construção do perfil do professor em consonância com o Projeto Político-Pedagógico da Instituição Educacional; auxiliar, também, no planejamento das aulas, conectando os objetivos da mesma com o processo avaliativo elaborado pelo docente e sensibilizar da necessidade da utilização de metodologias variadas para melhorar o desempenho dos estudantes.  Ao fim do processo espera-se que os docentes com formação bacharelada consigam reconstruir seus conhecimentos didático-metodológicos possibilitando uma prática docente mais eficaz e frutífera, aumentando, consequentemente, a qualidade do processo de ensino e aprendizagem. 

Palavras-chave


Bacharel em Docente; Formação Pedagógica; Oficina Pedagógica.

Referências


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