Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Olhando o sus com outros olhos a partir da vivencia na comunidade
Ingrid Jaqueline Fonseca Leopoldino

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


  A relação saúde/doença foi o principal tema debatido, sobre ela foram discutidas as leis, diretrizes e história do Sistema Único de Saúde (SUS); determinantes sociais, saúde e atenção básica, entre outros temas relacionados às diferentes concepções. Pode-se relacionar as necessidades em saúde com base nas características de uma população de um dado território; caracterizar a relação entre o processo saúde/doença e as dinâmicas existentes de cuidado relativo à organização das ações e serviços de saúde e as redes de atenção à saúde; e tratar dos diferentes determinantes sociais do processo com base nas características de uma dada população. Após todas as discussões, os assuntos foram aplicados em visitas à comunidade, atendida pela unidade básica de saúde. Dessa forma, um dos objetivos da disciplina é proporcionar aos alunos contato com a realidade de saúde coletiva através da observação das condições de vida e como isso refletem na relação saúde/doença da comunidade. Com as visitas à comunidade pode-se perceber a importância da territorialização e com isso a adscrição da população atendida pelo Agente Comunitário de Saúde (ACS), ou seja, fazer o levantamento da micro área que é o conjunto de famílias atendido por uma ACS. Esses são alguns dos princípios da Estratégia de Saúde da Família (ESF), principal estratégia da Atenção Básica em saúde. Com a adscrição da clientela atendida por um ACS, as ações de promoção à saúde, prevenção de doenças e reabilitação podem ser mais bem direcionada as reais necessidades das famílias. Em uma unidade básica de saúde cada equipe se responsabiliza por cerca de 1.000 famílias dentro da sua área  e tendo cada ACS responsável por uma parte dessa microárea torna as informações de saúde mais precisas. Foi entendido pelos alunos de PEC que é primordial a relação territorialização com o conhecimento sobre os principais determinantes sociais de saúde, sendo este o principal foco da atenção básica e da matéria descrita, já que o conceito de saúde pode ser formulado a partir dessa relação. Na cidade de Lagarto o Programa de Atenção Básica está implantado em todos os locais, onde há uma delimitação do território pra que cada Unidade Básica de Saúde atenda de forma organizada e abrangente a todos residentes da microárea responsável. O bairro Albano Franco apresenta uma UBS mais afastada onde as casas são bem afastadas uma das outras, o que dificulta a localização e as visitas do ACS que, por sua vez, possui um papel fundamental para auxiliar tanto a UBS quanto as famílias trocando informações diárias dos atendimentos e serviços prestados. Foi elaborado uma possível intervenção na comunidade do bairro Campo Novo, no Município de Lagarto - Se, a mesma baseada nas possíveis queixas relatadas pela própria comunidade, sobre saúde em geral e também dos problemas físicos que envolvem todo o desenvolvimento do bairro em questão. No dia do PPLS realizado na Escola Suécia, onde foi bem relatado a insatisfação de alguns com a marcação de exames, a espera incansável para que ocorra a realização do mesmo, a pouca disponibilização de vagas e o ineficaz resultado para que se conclua um exame em Aracaju. Então, depois de debatermos, pensamos em uma pequena ação que ajudasse a esclarecer a situação à população. Então para que melhor fosse explicado foi convidada a representante da Secretaria de Saúde do município, para que pudesse esclarecer, respondendo perguntas e tentando mostrar a comunidade os caminhos viáveis e inviáveis do trabalho da(s) UBS. Logo ao ter feito o convite, o segundo passo seria avisar a comunidade que era preciso a presença de todos para uma satisfatória intervenção, passamos a convidar de casa em casa, infelizmente não compareceram todos, mas mesmo assim a secretária da saúde esteve presente e debateu com os presentes e tentou mostrar a funcionalidade da marcação do município e também sobre a realização de exames, cirurgias do estado. O PPLS (Planejamento e Programação Local em Saúde), realizado no mês de abril de 2015 no bairro Albano Franco, foi uma maneira de interação para o conhecimento das principais deficiências relacionadas a saúde através da comunidade. Este ocorreu em forma de uma reunião na Escola Municipal do bairro, entre os estudantes da Universidade Federal de Sergipe e os moradores do local. A reunião seguiu os passos formadores do PPLS, inicialmente discutindo e destacando as principais queixas abordadas, diante da presença e repetidas queixas, fez-se necessário filtrar as principais e a partir daí separar o mais importante, debater as causas e consequências, a fim de buscar uma medida de intervenção, com o intuito de observar o funcionamento da Atenção Primária na rede pública de saúde do bairro. Buscando uma interação maior com a comunidade, numa perspectiva de promover futuramente uma intervenção para a melhoria dos déficits ali presentes. Instigou-se a população a expor suas variadas queixas. Após o levantamento das queixas foram selecionadas as três mais importantes de acordo com os presentes. Com a filtragem foi possível eleger por grau de urgência visto pela comunidade o mais importante e incômodo que foi a demora para marcação de exames. Causas estas que foram muita gente querendo marcar e pouca disponibilidade de fichas, a demora e  o atraso para iniciar a marcação levando a algumas consequências como, por exemplo, o transtorno em aguardar por muito tempo e não ser notificado do término das fichas. Por conseguinte foi esclarecido que o objetivo do PPLS ali efetuado não seria para solução imediata dos problemas discutidos, mas sim para uma intervenção, esta que pode resultar numa futura solução. Pós- reunião os alunos discutiram os problemas relatados na comunidade e buscaram um meio de intervenção diante do problema da marcação de exames, procurando assim os responsáveis principais do funcionamento do mesmo. A UBS e a Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Lagarto, esclarecendo as queixas da população para posteriormente levar o esclarecimento para a comunidade. Fomos acompanhar a rotina e interagir com a população, onde analisamos os seus problemas e propomos uma melhoria para aquela situação. Concluímos  que com a matéria de Prática de ensino na comunidade (PEC), aprendemos o conceito de saúde em todas suas abrangências: política, econômica, cultural, social, além do atendimento físico, psíquico e social na saúde, e as leis do SUS para o maior entendimento dos seus princípios básicos. Vivenciando essa rotina, percebemos todas as dificuldades para a implantação plena desse sistema, de como ele pode ser eficaz, e atender a todos, com correto funcionamento das suas diretrizes, que por meio de uma gestão única garantindo aos cidadãos ao acesso universal.     

Palavras-chave


ensino; SUS; PBL

Referências


http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-12902009000600015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt